DSpace/Manakin Repository

A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SALES, E. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 GARCIA, Emilson Ferreira.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.sales
dc.description.resumo Este artigo discute sobre o programa Pro Jovem Campo – Saberes da Terra, mostrando sua relevância para a formação dos indivíduos campesinos que não tiveram oportunidades de concluir os estudos na idade adequada; destacando no programa seu caráter formador social e profissional. Para validação desse laboral. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores. Tem como objetivo geral compreender os sentidos de contextualização desenvolvidos nas práticas docentes no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra. Os objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os materiais didáticos utilizados pela professora nas suas práticas docentes em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da terra; identificar os conteúdos didáticos que mais são trabalhados a contextualização pelos professores nas práticas docentes em sala de aulas do referido programa e compreender as estratégias metodológicas mais utilizados pela professora em sua pratica docente em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Os dados obtidos sinalizam que o programa, pode fomentar o gosto pela formação educacional daqueles que não tiveram oportunidades de estudar, proporcionando uma formação dual, ou seja, social e profissional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra. pt_BR
dc.date.issued 2018-05-03
dc.description.abstract This article discusses the Pro Jovem Campo - Saberes da Terra program, showing its relevance to the formation of peasant individuals who did not have the opportunity to complete their studies at the appropriate age; highlighting in the program its social and professional trainer character. To validate this work. The methodological approach is of Qualitative Research, having as instruments of data collection the documentary analysis and semistructured interviews with teachers. Its general objective is to understand the contextualization senses developed in teaching practices in the Young Pro Saber Field Program. The specific objectives are: To identify and characterize the didactic materials used by the teacher in her teaching practices in the classroom in the Young Pro Saber Field Program; to identify the didactic contents that are most worked in the contextualization by the teachers in the teaching practices in the classroom of the referred program and to understand the methodological strategies most used by the teacher in their teaching practice in the classroom in the Young Pro Program Campo Saberes da Terra at Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. The data obtained indicate that the program can foster the taste for the educational formation of those who did not have opportunities to study, providing a dual formation, that is, social and professional. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
dc.date.accessioned 2019-07-04T11:45:10Z
dc.date.available 2019-07-04
dc.date.available 2019-07-04T11:45:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject PROJOVEM campo saberes da terra pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.subject Contextual education pt_BR
dc.subject PROJOVEM field knowledge of the earth pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, Eliene Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contextualization in the teaching of the program projovem field knowledge of the earth. pt_BR
dc.identifier.citation SALES, Eliene Fernandes de. A contextualização no ensino do programa PROJOVEM campo saberes da terra. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta