DSpace/Manakin Repository

Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, L. M. B. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9667534574168610 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID AQUINO FILHO, R. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9597371402780291 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Beetoven Rotterdam Daudt Gomes e.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.andrade
dc.description.resumo Nesse trabalho utilizamos jogos matemáticos como facilitador para o ensino da matemática, aplicando como recursos didáticos, materiais manipulativos para melhor subsídio nas aulas da disciplina citada. Escolhemos como referência, as quatro operações básicas, tendo um olhar diferenciado a multiplicação e a divisão, tendo em vista sua suma importância para um bom desempenho na disciplina e realizamos a experiência numa sala de aula da Escola Estadual João Lelys, localizada em Livramento-PB, mais especificamente, em uma turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho começa passando por uma reflexão da importância do uso de jogos matemáticos e o desenvolvimento do cálculo mental e raciocínio lógico, até chegarmos ao relato de nossa experiência com as considerações finais sobre o método. Ao realizarmos tal trabalho, objetivamos mostrar que o uso de jogos no ensino da matemática pode ser eficaz, se utilizado de maneira adequada. A metodologia é criada a partir da aula expositiva com formação de grupos. Os jogos foram previamente confeccionados, para manuseio e resolução de problemas propostos e registro das observações. Ao final do nosso trabalho chegamos à conclusão de que os educandos ao manusearem um determinado material, para aprender um conteúdo específico, sentem-se mais estimulados e conseguem aprendê-lo de maneira mais eficaz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-22
dc.description.abstract In this work we use mathematical games as a facilitator for the teaching of mathematics, applying as teaching resources, manipulative materials for better subsidy in the classes of the mentioned discipline. We chose as a reference the four basic operations, with a differentiated look at multiplication and division, given its importance for a good performance in the discipline and we performed the experience in a classroom of the Escola Estadual João Lelys, Livramento-PB, in a class of students of the 6th Grade of Elementary School, specifically. The work starts by reflecting on the importance of the use of mathematical games and the development of mental calculation and logical reasoning until we come to the account of our experience with the final considerations about the method. In doing so, we aim to show that the use of games in mathematics teaching can be effective, if used properly. The methodology is created from the expositive class with group formation. The games were previously made, for handling and solving proposed problems and recording the observations. At the end of our work we come to the conclusion that learners, when handling a particular material to learn specific content, feel more stimulated and learn more effectively. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702
dc.date.accessioned 2019-07-04T11:53:31Z
dc.date.available 2019-07-04
dc.date.available 2019-07-04T11:53:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Quatro operações básicas-matemática pt_BR
dc.subject Cálculo mental pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Mathematical games pt_BR
dc.subject Four basic operations-mathematics pt_BR
dc.subject Mental calculus pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematical games addressing the four basic operations in the 6th year of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta