dc.creator.ID |
ANDRADE, L. M. B. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9667534574168610 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AQUINO FILHO, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9597371402780291 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Beetoven Rotterdam Daudt Gomes e. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.andrade |
|
dc.description.resumo |
Nesse trabalho utilizamos jogos matemáticos como facilitador para o ensino da
matemática, aplicando como recursos didáticos, materiais manipulativos para melhor
subsídio nas aulas da disciplina citada. Escolhemos como referência, as quatro operações
básicas, tendo um olhar diferenciado a multiplicação e a divisão, tendo em vista sua suma
importância para um bom desempenho na disciplina e realizamos a experiência numa sala
de aula da Escola Estadual João Lelys, localizada em Livramento-PB, mais
especificamente, em uma turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho
começa passando por uma reflexão da importância do uso de jogos matemáticos e o
desenvolvimento do cálculo mental e raciocínio lógico, até chegarmos ao relato de nossa
experiência com as considerações finais sobre o método. Ao realizarmos tal trabalho,
objetivamos mostrar que o uso de jogos no ensino da matemática pode ser eficaz, se
utilizado de maneira adequada. A metodologia é criada a partir da aula expositiva com
formação de grupos. Os jogos foram previamente confeccionados, para manuseio e
resolução de problemas propostos e registro das observações. Ao final do nosso trabalho
chegamos à conclusão de que os educandos ao manusearem um determinado material, para
aprender um conteúdo específico, sentem-se mais estimulados e conseguem aprendê-lo de
maneira mais eficaz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-22 |
|
dc.description.abstract |
In this work we use mathematical games as a facilitator for the teaching of mathematics,
applying as teaching resources, manipulative materials for better subsidy in the classes of
the mentioned discipline. We chose as a reference the four basic operations, with a
differentiated look at multiplication and division, given its importance for a good
performance in the discipline and we performed the experience in a classroom of the
Escola Estadual João Lelys, Livramento-PB, in a class of students of the 6th Grade of
Elementary School, specifically. The work starts by reflecting on the importance of the use
of mathematical games and the development of mental calculation and logical reasoning
until we come to the account of our experience with the final considerations about the
method. In doing so, we aim to show that the use of games in mathematics teaching can be
effective, if used properly. The methodology is created from the expositive class with
group formation. The games were previously made, for handling and solving proposed
problems and recording the observations. At the end of our work we come to the
conclusion that learners, when handling a particular material to learn specific content, feel
more stimulated and learn more effectively. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-04T11:53:31Z |
|
dc.date.available |
2019-07-04 |
|
dc.date.available |
2019-07-04T11:53:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Quatro operações básicas-matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo mental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical games |
pt_BR |
dc.subject |
Four basic operations-mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mental calculus |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematical games addressing the four basic operations in the 6th year of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702 |
pt_BR |