dc.creator.ID |
BATISTA, A.G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0208833421722233 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CORRÊA , Adriana Moreira da Souza. |
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dc.contributor.referee2 |
CEZÁRIO , Danilo de Sousa. |
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dc.description.resumo |
Percebe-se que os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-
aprendizagem, e propiciam às crianças em contato com estes o desenvolvimento de
habilidades e conhecimentos sobre os assuntos trabalhados, a exemplo dos hábitos
alimentares saudáveis. Assim, a Educação Alimentar é um tema pertinente para os
alunos terem uma compreensão inicial do que se trata, e os malefícios de alguns
alimentos para saúde destas, podendo acarretar problemas de saúde, dificultando o
seu desenvolvimento e as tecnologias podem auxiliar nesta compreensão. O
objetivo principal é compreender a relevância da utilização dos Jogos Educativos
Digitais como motivadores para aquisição de hábitos alimentares saudáveis às
crianças na Educação Infantil. Como procedimentos metodológicos, primeiramente
fez-se um levantamento bibliográfico para realização da pesquisa de campo, a
pesquisa também é aplicada e descritiva. Utilizou-se um questionário como
instrumento para coleta de dados que foram analisados e discutidos com a
abordagem quanti-qualitativa. Diante dos resultados pôde-se perceber que as
professoras das Creches pesquisadas não compreendem a relevância da utilização
dos Jogos Educativos Digitais para as crianças na aquisição de hábitos alimentares
saudáveis. Assim, confirmam-se os pressupostos, após realizadas as análises, que
de modo geral, há uma ausência de políticas públicas educacionais, desfavorecendo
algumas Instituições de Ensino na inserção de recursos tecnológicos, principalmente
as creches públicas, acarretando falta de habilidade, para alguns professores e
alunos com estes meios, despreparo da equipe pedagógica, carência de
infraestrutura adequada para propiciar um ambiente, para manuseio dos
equipamentos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Jogos Educativos Digitais na Educação Infantil como motivadores para hábitos alimentares saudáveis. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-16 |
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dc.description.abstract |
It is known that technological resources can aid in the teaching-learning process,
enabling children to develop skills and knowledge on various contents, such as
healthy eating habits. With the support of digital tools, Food Education is a relevant
topic to be discussed with students to understand the importance of having a good
eating habits and benefits, and discuss the problems and harms of unhealthy diet.
Thus, this study aims to understand the relevance of the use of Digital Education
Games as motivators for healthy food education by children in Early Childhood
Education. The research is characterized as applied and descriptive and was used
as a bibliographical survey to carry out the field research, initially. A questionnaire
was used as instrument for data collection, which were analyzed and discussed with
the quantitative and qualitative approach. The results show that the teachers of the
nurseries researched in the city do not understand the relevance of the use of the
Digital Educational Games as tools of support in teaching a healthy diet in Early
Childhood Education. The results still confirm the assumptions that some Teaching
Institutions, especially nurseries, are not favored by public educational policies for
insertion of technological resources in pedagogical environments, especially
nurseries, causing unprepared professionals to work with the support of technology. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4713 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-04T17:31:31Z |
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dc.date.available |
2019-07-04 |
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dc.date.available |
2019-07-04T17:31:31Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Educativos Digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação alimentar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Games |
pt_BR |
dc.subject |
nutrition education |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Alanna Gadelha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital Education Games in Early Childhood Education as Motivators for Habits food. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Alanna Gadelha. Jogos Educativos Digitais na Educação Infantil como motivadores para hábitos alimentares saudáveis. 2018. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |