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Mobilidade e transporte: políticas públicas para a educação rural em municípios do Cariri Ocidental Paraibano.

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dc.creator.ID SANTOS JÚNIOR, J. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2767819812307052 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, José Ozildo dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1402817835946608 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Rosélia Maria de Sousa.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.santosjunior
dc.description.resumo A mobilidade e o acesso ao transporte é um ramo das políticas públicas de responsabilidade do Poder Público municipal, na qual os municípios têm o importante papel de planejar e executar a política de mobilidade urbana, organizar e prestar os serviços de transporte público coletivo, inclusive garantindo o acesso dos moradores da zona rural à zona urbana. Deste modo, o Transporte Escolar Rural possui um papel relevante na viabilização do acesso e permanência dos estudantes nas escolas. Neste contexto de mobilidade urbana, os munícipios com o apoio do Governo Federal através dos programas voltados ao transporte de estudantes, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) tem a responsabilidade de garantir o acesso dos estudantes da zona rural nas escolas que geralmente são localizadas nas cidades. Deste modo, o objetivo principal da pesquisa é analisar a previsão dos recursos do PNATE transferidos aos municípios do Cariri Ocidental da Paraíba nos anos de 2015, 2016, e 2017 através do FNDE. Para tanto, buscando alcançar os resultados relevantes do estudo, a pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, utilizando métodos específicos classificados como exploratório descritivos, por meio da pesquisa bibliográfica e em sites específicos, bem como o levantamento de dados, sendo posteriormente usado mecanismos de informática para tratamento e divulgação dos resultados. O Transporte Escolar Rural do Cariri paraibano ainda encontram grandes entraves para o seu desenvolvimento, no entanto algumas políticas públicas sobre tudo os programas federais a exemplo do PNATE oferecem recursos suplementares de acordo com a demanda educacional rural dos municípios. Portanto, pode-se afirmar que os programas federais citados conseguem garantir de forma suplementar o atendimento da demanda escolar dos municípios, por intermédio do Transporte Escolar Rural, pois o subsídio federal por meio do PNATE é distribuído de acordo com a quantidade de aluno, com a finalidade de que os mesmos tenham acesso às escolas, porém cabe ao ente municipal gerir adequadamente o recurso repassado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Mobilidade e transporte: políticas públicas para a educação rural em municípios do Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-21
dc.description.abstract Mobility and access to transport is a branch of public policies under the responsibility of the municipal government, in which municipalities have the important role of planning and executing the urban mobility policy, organizing and providing collective public transport services, including ensuring the access of the inhabitants of the rural zone to the urban zone. In this way, the Rural School Transport has a relevant role in the viability of the students' access and permanence in the schools. In this context of urban mobility, municipalities with the support of the Federal Government through student mobility programs, the National Support Program for School Transport (PNATE) have a responsibility to guarantee the access of rural students to usually located in cities. Thus, the main objective of the research is to analyze the prediction of the PNATE resources transferred to the municipalities of the Western Cariri of Paraíba in the years 2015, 2016 and 2017 through the FNDE. In order to achieve the relevant results of the study, the research is characterized as qualitative-quantitative, using specific methods classified as descriptive exploratory, through bibliographic research and in specific sites, as well as data collection, and later used mechanisms for the treatment and dissemination of results. The Cariri Rural School of Cariri paraibano still find great obstacles for its development, however some public policies on all the federal programs like PNATE offer supplementary resources according to the rural educational demand of the municipalities. Therefore, it can be affirmed that the federal programs mentioned above are able to guarantee in a supplementary way the attendance of the school demand of the municipalities, through the Rural School Transportation, since the federal subsidy through PNATE is distributed according to the amount of student, with the purpose of which they have access to schools, but it is up to the municipal entity to properly manage the resource passed on. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4715
dc.date.accessioned 2019-07-04T18:25:22Z
dc.date.available 2019-07-04
dc.date.available 2019-07-04T18:25:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Políticas públicas de educação pt_BR
dc.subject Transporte escolar pt_BR
dc.subject Educação rural pt_BR
dc.subject Public education policies pt_BR
dc.subject School bus pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS JÚNIOR, José Dias dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mobility and transportation: public policies for rural education in municipalities of Cariri Western Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS JÚNIOR, José Dias. Mobilidade e transporte: políticas públicas para a educação rural em municípios do Cariri Ocidental Paraibano. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4715 pt_BR


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