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Análise das emissões, eficiência e condições de operação de um motor do ciclo diesel de 206 kW, operando em modo dual com diesel/biodiesel e gás natural.

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dc.creator.ID LUCENA, L. R. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7149723801768838 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Y. J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0989704583536991 pt_BR
dc.contributor.advisor2 BEZERRA FILHO, Celso Rosendo.
dc.contributor.advisor2ID BEZERRA FILHO, C. R. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/0885317156356022 pt_BR
dc.contributor.referee1 GURGEL , José Mauricio Alves de Matos.
dc.contributor.referee2 LIMA , Antonio Gilson Barbosa de.
dc.description.resumo Este trabalho foi desenvolvido experimentalmente com o intuito de analisar o comportamento das emissões, da potência e do consumo do motor diesel, operando em “modo dual” com diesel/biodiesel e gás a uma taxa de substituição do diesel por gás natural da ordem de aproximadamente 85 %. Foram ensaiadas misturas de B20 a B80 com intervalos de 20%, além dos dois limites, inferior e superior (B5 e B100), do diesel comercial e do biodiesel puro respectivamente, onde foram realizados para cada condição de mistura, ensaios com rotação constante de 1800 RPM controlada eletronicamente e potências elétrica de 40, 60, 80, 100 e 120 kW, respectivamente. Todo o sistema foi monitorado por sensores de temperatura, pressão, vazão, velocidade e as emissões de NOx , NO, CO2, CO, O2, Excesso de Ar etc. foram registradas em um analisador de gases de combustão. Os dados dos ensaios foram adquiridos por meio de um sistema de aquisição de dados instalado em um PC e armazenados em mídia própria, para posterior tratamento e análise através de Tabelas e gráficos e comparação com o ensaio B5, denominado neste trabalho de padrão diesel, bem como confrontado com outros trabalhos. Ao término deste estudo podemos concluir a viabilidade do uso do gás natural em motores diesel operando no modo dual com vantagens econômicas e ambientais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Mecânica pt_BR
dc.title Análise das emissões, eficiência e condições de operação de um motor do ciclo diesel de 206 kW, operando em modo dual com diesel/biodiesel e gás natural. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work was developed experimentally in order to examine the performance of emissions, power and consumption of the diesel engine, operating in "dual mode" with diesel and natural gas at a fixed rate of replacement of diesel by natural gas of approximately 85%. Mixtures from B20 to B80 were tested with intervals of 20%, plus the two limits, upper and lower (B5 and B100) of commercial diesel and biodiesel respectively, which were performed for each mixture condition with constant test speed of 1,800 RPM, electronically controlled, and electric powers at 40, 60, 80, 100, and 120 kW respectively. The entire system was monitored by temperature and pressure sensors and test data were acquired by means of a data system installed on a PC and stored in adequate media, for further processing and analysis in tables and graphs and comparison with B5 test, which is called standard diesel and confronted with other studies. At the end of this research we can perceive the viability of the use of natural gas in diesel engines in dual mode with a range of economic and environmental advantages. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/471
dc.date.accessioned 2018-04-24T14:36:49Z
dc.date.available 2018-04-24
dc.date.available 2018-04-24T14:36:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Motor Diesel pt_BR
dc.subject Grupo Gerador pt_BR
dc.subject Gás Natural pt_BR
dc.subject Biodiesel pt_BR
dc.subject Eficiência pt_BR
dc.subject Ciclo Dual pt_BR
dc.subject Energia pt_BR
dc.subject Combustão pt_BR
dc.subject Diesel Engine pt_BR
dc.subject Generator Group pt_BR
dc.subject Natural Gas pt_BR
dc.subject Efficiency pt_BR
dc.subject Energy pt_BR
dc.subject Combustion pt_BR
dc.subject Dual Cycle pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Luiz Roberto Rocha de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, L. R. R. de. Análise das emissões, eficiência e condições de operação de um motor do ciclo diesel de 206 kW, operando em modo dual com diesel/biodiesel e gás natural. 2015. 118f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/471 pt_BR


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