DSpace/Manakin Repository

Já tomou seu shake hoje? A construção social do corpo feminino sob a ótica das frequentadoras do espaço vida saudável da Herbalife.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TOMÉ, Cibele de Albuquerque pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9736866267274100 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Vanderlan Francisco da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Vanderlan F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0640011315166109 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.contributor.referee2 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.referee3 OLIVEIRA, Hilderline Câmara de.
dc.contributor.referee4 ASSUNÇÃO, Maria.
dc.description.resumo O culto ao corpo é um reflexo da ditadura da beleza imposta às mulheres na sua vida cotidiana, logo, entender e analisar as variáveis que envolvem esse fenômeno é importante para o estudo da sociologia urbana. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a construção social do corpo feminino das frequentadoras do E.V.S. Parti do pressuposto de que há um processo de mudança nas formas de alimentação e, nessa trajetória, o Shake da Herbalife se caracteriza como uma alternativa à esta nova disciplina alimentar para o corpo na contemporaneidade. Assim, estabeleci 4 categorias teóricas para entender a construção social do corpo: na primeira, o corpo - e a construção social; na segunda, o corpo na sociedade do espetáculo; na terceira, a nova cultura corporal e, por fim, a (re)produção do corpo feminino em um Espaço Vida Saudável – EVS. A pesquisa foi uma etnografia que durou 18 meses, e o instrumento escolhido foi a entrevista semiestruturada, e as informações coletadas foram compiladas em 4 categorias: corpo, sentimentos, espaço vida saudável e shake. A amostra foi composta de 16 mulheres participantes do EVS e de diversas faixas etárias buscando a heterogeneidade da amostra. A escolha pelo gênero feminino se deu porque historicamente as mulheres são mais cobradas a terem um corpo dito perfeito. Portanto, analisar as sociabilidades praticadas por elas, principalmente, dentro deste espaço se faz relevante para a sociologia do corpo. Assim, parti para a observação das narrativas desenvolvidas neste espaço sob a perspectiva do gênero feminino, visto ser o corpo um importante lugar de construção das identidades das mulheres. Observei também as práticas sociais estabelecidas através do discurso do corpo, sem deixar de lado o viés médico e midiático reproduzido por esses discursos, uma forma de gestão da corporeidade com vistas à saúde e à beleza; ao bem-estar e à felicidade e que tem em comum a busca pela magreza. Foram ainda observadas imagens e discursos (verbais e não verbais) que destacaram a exacerbada preocupação com o corpo, como uma atitude obrigatória às mulheres, e que de muitas maneiras estão incutidas no estilo de vida contemporâneo dessas mulheres. Desta maneira, investiguei como elas percorrem as dimensões do culto ao corpo, suas motivações e o sentido dado à magreza, e por onde concluí que o culto ao corpo é motivado e associado aos padrões de saúde e sucesso para a maioria deste grupo pesquisado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Já tomou seu shake hoje? A construção social do corpo feminino sob a ótica das frequentadoras do espaço vida saudável da Herbalife. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The cult worship to the human body is a reflection of the beauty dictatorship imposed on women during their daily lives. Consequently, understanding and analysing the variables that are involved in this phenomenon is important for the study of urban sociology. This paper has as its general objective to analyse the social construction of the female body of the people that go to a Healthy Life Space (HLS). Starting from the assumption that there is a change process occurring in the forms of eating and, following this trajectory, Herbalife shakes can be characterized as an alternative for this new type of eating for the human body in the contemporary world. As a result, I established four theoretical categories to understand the social construction of the human body: in the first, the body and social construction; in the second, the body in a society of show; in the third, the new body culture and, last, the (re)production of the female body in a HLS. The research carried out occurred through an ethnographic study that lasted 18 months, and the chosen instrument was a semi-structured interview, and the information that was collected was compiled into four categories: body, feelings, healthy life space and shakes. The sample was composed of 16 female HLS participants from diverse age ranges, focusing on the heterogeneity of the sample. The choice of the female sex is because, historically, women are under more pressure to have a body seen as perfect. Thus, analysing the sociability practised by them, principally, within this space is relevant for the sociology of the body. Based on this, I observed the narratives developed in this space from the perspective of the female sex, seeing as the body is an important place for the construction of a woman’s identity. I also observed the social practices established through the discussion of the body, without forgetting the medical and media themes triggered by these discussions, which is a form of corporeity management focussing on health and beauty, and to well-being and happiness, which has in common the search for slimness. Images and discussions (verbal and non-verbal) that highlight the exacerbated preoccupation with the body, as an obligatory attitude for women, and which in many forms is instilled in the contemporary lifestyles of these women, were also observed. In this way, I investigated how they cut across the dimensions of cult worship to the body, their motivations and the meaning given to slimness, and concluded that the cult worship to the body is motivated and associated with the standards of health and success for the majority of the group that was researched. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4722
dc.date.accessioned 2019-07-04T20:24:08Z
dc.date.available 2019-07-04
dc.date.available 2019-07-04T20:24:08Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Culto ao Corpo pt_BR
dc.subject Saúde - Mulher pt_BR
dc.subject Beleza - Mulher pt_BR
dc.subject Espaço Vida Saudável pt_BR
dc.subject Herbalife pt_BR
dc.subject Woman pt_BR
dc.subject Body pt_BR
dc.subject Cult Worship to the Body pt_BR
dc.subject Health pt_BR
dc.subject Beauty pt_BR
dc.subject Healthy Life Space pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TOMÉ, Cibele de Albuquerque.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Have you had your shake today? The social construction of the female body from the perspective of Herbalife Healthy Living Space members. pt_BR
dc.identifier.citation TOMÉ, C. de A. Já tomou seu shake hoje? A construção social do corpo feminino sob a ótica das frequentadoras do espaço vida saudável da Herbalife. 2018. 258 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4722 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta