DSpace/Manakin Repository

Literatura: uma ferramenta para auxiliar o ensino de história na EEEM Prefeito Joaquim Lacerda Leita.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, E. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1870259620632483 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID LÔBO, Isamarc Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.referee2 SILVA FILHO, Osmar Luís da.
dc.description.resumo O presente trabalho analisa o ensino de história e sua relação com a literatura na Escola Estadual de Ensino Médio Prefito Joaquim Lacerda Leite, para entender as contribuições que esta relação apresenta para a construção do conhecimento histórico. Para entender essa relação foi realizado um estudo das tendências que o ensino de história e a literatura foram submetidos a partir do Colégio Pedro II até os dias atuais. Foi analisada a Proposta Político Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite para compreender a proposta de ensino que aquela escola oferecia aos alunos. Sendo que, esta escola busca desenvolver um esnino que promova o desenvolvimento integral do aluno. Também analisei entrevistas realizadas como dois professores desta escola para conhecer mais profundamente como o ensino de história estava se desenvolvendo nas salas de aula, foi realizado ainda um pequeno estudo do livro didático a fim conhecer se o mesmo apresentava algum direcionamento para o uso da literatura nas aulas de história. A investigação constatou que a escola escola analisada desenvolve um estudo voltado para a relação história e literatura, porém, ainda faz necessário repensar a forma como esse instrumento esta sendo utilizado pelos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Literatura: uma ferramenta para auxiliar o ensino de história na EEEM Prefeito Joaquim Lacerda Leita. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-23
dc.description.abstract The present work analyzes the teaching of history and its relationship with literature inState High School Prefect Joaquim Lacerda Leite, to understand the contributions that this relationship presents for the construction of historical knowledge. To understand this relationship, a study of the trends history and literature were submitted from the Pedro II College to the present day. The Political Pedagogical Proposal of the State High School Mayor Joaquim Lacerda Leite to understand the teaching proposal that school offered to students. Being that, this school seeks to develop a promote the integral development of the student. I also analyzed interviews as two teachers of this school to know more deeply how teaching of history was developing in classrooms, a small study of the textbook in order to know if it had any direction for the use of literature in history classes. The investigation found that the school the school analyzed develops a study focused on the historical relationship and literature, however, it is still necessary to rethink the way this instrument is being used by teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4723
dc.date.accessioned 2019-07-04T20:24:13Z
dc.date.available 2019-07-04
dc.date.available 2019-07-04T20:24:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Literatura - ferramenta pedagógica pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject EEEM Prefeito Joaquim Lacerda pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject Literature - pedagogical tool pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Edinatelma de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature: a tool to assist the teaching of history in the EEEM Mayor Joaquim Lacerda Leita. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Edinatelma de Oliveira. Literatura: uma ferramenta para auxiliar o ensino de história na EEEM Prefeito Joaquim Lacerda Leita. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta