DSpace/Manakin Repository

A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, I. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3512311206410410 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Patrício josé Felix da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo3
dc.description.resumo O presente artigo, surge através de uma pesquisa de campo, onde o mesmo busca trazer os conhecimentos matemáticos do dia a dia dos camponeses de uma comunidade denominada Sacada zona rural do município de Sumé-PB, no Cariri paraibano. O objetivo consiste em apresentarmos um conhecimento próprio dos sujeitos que, diariamente utilizam para resolverem situações da vida cotidiana, conhecimentos esses que foram passados de geração a geração e que muitas das vezes ou quase nunca são lembrados em livros didáticos ou nas escolas. Nesse sentido nosso artigo tem como base, narrativas de alguns moradores da comunidade supracitada. Onde através da fala de alguns, mais especificamente de um, o senhor Pedro, procuramos trazer embasamento teórico para discutirmos sobre matemáticas outras. Nos aportamos dos seguintes fundamentos teóricos; Etnomatemática, Matemática e cultura, Matemática e Cidadania e educação Matemática Critica, esses aportes nos trazem reflexões de uma Matemática para a vida, valorizando assim, o saber local, a cultura, o contexto, o saber de cada grupo, do dia a dia do homem do campo, que para muitos nem existem. Nesse tocante, o artigo busca mostrar que podemos sim, utilizar/valorizar o contexto, para construção do conhecimento, buscando contextualizar a partir do local. Esse é o ponta pé inicial para fazermos Educação do Campo para os camponeses/as, valorizando seu contexto na busca pela construção do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-20
dc.description.abstract This article arises through a field research, where it seeks to bring the day-to-day mathematical knowledge of the peasants of a community called Sacada rural area of the municipality of Sumé-PB, in Cariri, Paraíba. The objective is to present a knowledge of the subjects that daily use to solve situations of daily life, knowledge that has been handed down from generation to generation and which are often or almost never remembered in textbooks or in schools. In this sense, our article is based on the narratives of some residents of the aforementioned community. Where through the speech of some, more specifically of one, Mr. Pedro, we try to bring theoretical foundation to discuss about other mathematics. We offer the following theoretical foundations; Ethnomathematics, Mathematics and Culture, Mathematics and Citizenship and Critical Mathematics education, these contributions bring us reflections of a Mathematics for life, thus valuing local knowledge, culture, context, the knowledge of each group, the day to day a man of the field, who neither exists for many. In this regard, the article seeks to show that we can, use / value the context, to build knowledge, seeking to contextualize from the local. This is the starting point for making Field Education for the peasants, valuing their context in the search for the construction of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724
dc.date.accessioned 2019-07-04T20:25:05Z
dc.date.available 2019-07-04
dc.date.available 2019-07-04T20:25:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática e vida cotidiana pt_BR
dc.subject Conhecimentos matemáticos pt_BR
dc.subject Trabalhador camponês - matemática pt_BR
dc.subject Mathematics and everyday life pt_BR
dc.subject Mathematical knowledge pt_BR
dc.subject Peasant worker - mathematics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Isaias Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The mobilization of mathematical knowledge in the daily life of a peasant worker. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Isaias Pereira. A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta