DSpace/Manakin Repository

O ensino de matemática na educação básica com grupos interativos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARRUDA, M. A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3299034710904382 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Patrício José Felix da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.arruda
dc.description.resumo O estudo teve como objetivo analisar se os Grupos Interativos de Matemática propiciam uma aprendizagem significativa para alunos da Educação Básica com voluntários. Para este fim, foi utilizado aulas práticas e questionários. No decorrido da pesquisa, focamos em estudos já existentes Rodriguês(2010), Nascimento(2015) entre outros, que ressaltam a importância desta prática educativa como sendo bastante relevante, por oportunizar aos discentes da Educação Básica a possibilidade de desenvolverem habilidades que os auxiliam no despertar do interesse pelo espírito solidário dos alunos fazendo com que a aprendizagem seja consolidada de maneira mais rápida e com significado no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos matemático. Para o presente estudo, foram pesquisados voluntários, o professor(a) de matemática e alunos de uma escola pública da cidade de Livramento, na Paraíba. Trata-se de uma amostragem aleatória, por conveniência, composta por 29 pessoas sendo 8 voluntários, o professor da turma e 20 alunos. Para a presente pesquisa, utilizou-se três questionários. Os referidos instrumentos eram composto por 8 questões que tratam da importância dos grupos para a formação dos alunos. As análises dos resultados dos referidos questionários mostrou que os Grupos Interativos de Matemática desempenham um papel importante no ensino/aprendizagem de matemática, pois dos 29 entrevistados, 75% acharam que os mesmos são importantes para a formação do aluno. E dos 20 alunos pesquisados, 80%, afirmaram que estes lhes proporcionavam uma aprendizagem dos conteúdos com mais rapidez e eficiência. Os dados colhidos reforçam ainda a necessidade de políticas voltadas para a capacitação de docentes para essa finalidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O ensino de matemática na educação básica com grupos interativos. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-22
dc.description.abstract The purpose of this study was to analyze whether the Interactive Mathematics Groups provide meaningful learning for students of Basic Education with volunteers. For this purpose, practical classes and questionnaires were used. In the course of the research, we focus on studies that already exist Rodriguês (2010), Nascimento (2015), among others, that highlight the importances of this educational practice as being quite relevant, because it allows the students of Basic Education the possibility of developing skills that help them in the to awaken the interest for the solidary spirit of the students, making learning to be consolidated in a faster and meaningful way in the process of teaching mathematical content learning. For the present study, volunteers, the mathematics teacher and students of a public school in the city of Livramento, Paraíba, were surveyed. It is a random sample, for convenience, composed of 29 people, including 8 volunteers, the class teacher and 20 students. For the present research, three questionnaires was used. These instruments were composed of 8 questions that deal with the importance of groups for the training of students. The analysis of the results of these questionnaires showed that the Interactive Mathematics Groups play an important role in the teaching / learning of mathematics, because of the 29 interviewees, 75% thought that they are important for the formation of the student. And of the 20 students surveyed, 80% said that they provided them with a faster and more efficient learning of content. The data collected reinfoce the need for policies aimed at training teachers for this purpose. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4730
dc.date.accessioned 2019-07-05T11:17:48Z
dc.date.available 2019-07-05
dc.date.available 2019-07-05T11:17:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Grupos interativos pt_BR
dc.subject Grupos interativos pt_BR
dc.subject Trabalho voluntário pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Interactive Groups pt_BR
dc.subject Interactive Groups pt_BR
dc.subject Volunteer work pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARRUDA, Maria Aparecida Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of mathematics in basic education with interactive groups. pt_BR
dc.identifier.citation ARRUDA, Maria Aparecida Almeida. O ensino de matemática na educação básica com grupos interativos. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4730 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta