DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, J. C. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.contributor.advisor1ID DORNELAS, C. S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2375662690150936 pt_BR
dc.contributor.referee1 LISBOA, Ana Cristina Chacon.
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.pereira
dc.description.resumo A educação ambiental como foco na educação pode levar melhor qualidade de vida, aproveitando os espaços ociosos da escola. Os Parâmetros Curriculares Nacionais documento que subsidia a prática pedagógica, afirmam a necessidade de transformação do comportamento humano com a natureza, sendo esta trabalhada de forma contínua e permanente. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi capacitar jovens do ensino fundamental, para que possam desenvolver atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais, bem como promover a conscientização ambiental contribuindo com a melhoria da qualidade de vida. Esse trabalho detém um cunho ambiental que visa conscientizar os educandos à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem além do espaço escolar. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão (E.E.E.F.V.B), localizado no município de Serra Branca-PB, com a turma do 6º ano, com idade de 11 a 13 anos, buscando o desenvolvimento local da comunidade, através do conhecimento de práticas sustentáveis e como elemento motivador para atividades de educação ambiental, visando o fato da escola não ter uma área arborizada e ter uma melhoria nas condições ambientais beneficiando toda área do Educandário, pois com o plantio de culturas de árvores frutíferas, a área a ser arborizada, promoverá mudanças no meio ambiente, modificando a paisagem e melhoria no verde da escola. O projeto foi realizado através da aplicação de oficinas, onde buscou ampliar debates sobre conceitos e preservação do espaço transformando-o em um ambiente sustentável. Foram utilizadas espécies como: Bananeira, Goiabeira, Mamoeiro e Acerola, em fase experimental, podendo ser ampliada com outras culturas no decorrer dos tempos. O plantio dessas árvores ajuda no combate ao aquecimento global e atendem às necessidades lúdicas de recreação, lazer e alimentação. Além, de promover o embelezamento e amenizar a incidência solar na área da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-09
dc.description.abstract Environmental education as a focus on education can lead to a better quality of life, taking advantage of the school's idle spaces. The National Curricular Parameters document that subsidizes the pedagogical practice, affirm the need to transform human behavior with nature, being this one worked in a continuous and permanent way. In this sense, the objective of the work was to train young people of elementary school, so that they can develop sustainable activities in the use of natural resources, as well as to promote environmental awareness contributing to the improvement of the quality of life. This work has an environmental aspect that aims to educate students about the need to seek citizenship actions, preserving and conserving the environment in which they live beyond the school space. The study was carried out at the Vasconcelos Brandão State School of Elementary Education (EEEFVB), located in the city of Serra Branca- PB, with the group of 6th grade, aged 11 to 13 years, seeking the local development of the community through knowledge of sustainable practices and as a motivating element for environmental education activities, aiming at the fact that the school does not have a wooded area and has an improvement in the environmental conditions benefiting all the area of the Educandário, because with the planting of fruit tree crops, the area to be greening, will promote changes in the environment, modifying the landscape and improving the green of the school. The project was carried out through the application of workshops, where it sought to expand debates on concepts and preservation of space, transforming it into a sustainable environment. The following species were used: Bananeira, Goiabeira, Mamoeiro and Acerola, in experimental phase, being able to be extended with other cultures in the course of time. Planting these trees helps combat global warming and meets the recreational, leisure and food needs. In addition, to promote the embellishment and soften the solar incidence in the school area. . Keywords: Agroecology. Sustainability. Fruit trees. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732
dc.date.accessioned 2019-07-05T11:25:14Z
dc.date.available 2019-07-05
dc.date.available 2019-07-05T11:25:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Ensino básico-Serra Branca-PB pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Educational Practices pt_BR
dc.subject Basic education-Serra Branca-PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education from educational practices in elementary school in the city of Serra Branca-PB. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário. Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB. 2018. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta