DSpace/Manakin Repository

Um modelo genérico de agente racional baseado em raciocínio assíncrono interativo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARTINS, L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2408830707025912 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNEDA, Edílson.
dc.contributor.advisor1ID FERNEDA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2531761427648020 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.referee1ID COSTA, E. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 pt_BR
dc.contributor.referee2 MARTINS, Agenor de Sousa.
dc.contributor.referee2ID MARTINS, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7650381270311620 pt_BR
dc.description.resumo A ferramenta teórica ϕ-calculus é uma tentativa de gerenciar raciocínio assíncrono interativo no contexto das ciências empíricas. Um instrutor (um ser humano especialista do domínio), com conhecimento sobre determinado assunto e interesse em rever e evoluir este conhecimento, teria como colaborador um agente artificial, sistema que aprenderá (e raciocinará sobre) o conhecimento que o instrutor detém. Haja vista a importância de se verificar como o conhecimento evoluiu, após a fase de ensino, duas outras se iniciam: a avaliação do conhecimento (do agente artificial pelo especialista do domínio) e sua correção (quando acontece o refinamento do conhecimento aprendido). Este processo de colaboração/aprendizagem entre o especialista do domínio e o agente artificial é assíncrono e interativo. Inspirada em ϕ-calculus e baseada em raciocínio assíncrono interativo, uma arquitetura é proposta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Um modelo genérico de agente racional baseado em raciocínio assíncrono interativo. pt_BR
dc.date.issued 2002-06-19
dc.description.abstract The ϕ-calculus theoretical tool tries to manage asynchronous interactive reasoning in the empirical sciences context. An instructor (a human specialist agent of the domain) with knowledge about the subject and interest in reviewing and evolving this knowledge collaborates with artificial agent which learns (and reasons about) the knowledge that the instructor withholds. It is important to verify how such knowledge evolved, so after the learning phase, two other phases initiate: the knowledge evaluation (by the domain specialist) and the correction (which happens after the refining of the learnt knowledge). This collaboration/learning process between the domain specialist and the artificial agent is interactive and asynchronous. An architecture, inspired in ϕ-calculus and based on interactive asynchronous reasoning, is proposed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4773
dc.date.accessioned 2019-07-08T15:51:13Z
dc.date.available 2019-07-08
dc.date.available 2019-07-08T15:51:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial pt_BR
dc.subject Descoberta Científica Computacional pt_BR
dc.subject Agente Racional pt_BR
dc.subject Construção Interativa de Teorias pt_BR
dc.subject Artificial Intelligence pt_BR
dc.subject Computational Scientific Discovery pt_BR
dc.subject Rational Agent pt_BR
dc.subject Interactive Construction of Theories pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Lidiana de França.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A generic rational agent model based on interactive asynchronous reasoning. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Lidiana de França. Um modelo genérico de agente racional baseado em raciocínio assíncrono interativo. 2002. 89 f. Dissertação (Mestrado em Informática) Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4773 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta