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Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.

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dc.creator.ID SILVA, P. R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. I. A. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8980645523068866 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.silva5
dc.description.resumo O presente artigo apresenta a analise do funcionamento da escola Municipal Irineu Severo no município de Sumé, com esse enfoque tomamos a interpretação do artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nos propomos a entender como se organiza a gestão democrática, para isso tratamos do surgimento histórico do que se entende por gestão democrática e da interpretação da Constituição Federal Brasileira no que se refere a abertura democrática na década de 1980, com essa introdução passamos a expor a autonomia do sujeito e das instituições sociais dentro do espaço da escola bem como da responsabilidade diante do serviço público prestado nessa unidade escolar. Tomamos aqui a termo a análise do que se entende como democrático e como republicano, levando em consideração a responsabilidade de ambos os agentes em diversas esferas, para isso os conselhos tais como o a Associação de Pais e mestres e do Conselho escolar como instância dotada de quatro funções específicas que visam orientar e encaminhar as ações deliberadas em conjunto com vistas ao bem comum, por fim nossas considerações levam ao entendimento de quem com essas esferas de atuação a escola tem sim uma atuação democrática, limitada certamente por esferas superiores no que se refere a certos encaminhamentos prefixados, no entanto, as decisões tomadas em conjunto expõem de forma compreensiva o poder que a democracia realiza mesmo em pequenas esferas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This article presents the analysis of the operation of the Irineu Severo Municipal School in the municipality of Sumé. With this approach we take the interpretation of article 14 of the Law of Guidelines and Bases of Education, we propose to understand how democratic management is organized. The historical emergence of what is meant by democratic management and the interpretation of the Brazilian Federal Constitution regarding democratic opening in the 1980s, with this introduction we begin to expose the autonomy of the subject and social institutions within the school space as well as the Public service provided in this school unit. We have here concluded the analysis of what is understood as democratic and republican, taking into account the responsibility of both agents in various spheres, for this the councils such as the Association of Parents and teachers and the School Council as a body with four Specific functions that aim to guide and direct deliberate actions together for the common good, finally our considerations lead to the understanding of who with these spheres of action, the school has a democratic performance, limited certainly by higher spheres with regard to Certain prefixed referrals, however, the decisions taken collectively expose in a comprehensive way the power that democracy accomplishes even in small spheres. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788
dc.date.accessioned 2019-07-09T11:29:52Z
dc.date.available 2019-07-09
dc.date.available 2019-07-09T11:29:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Conselho escolar pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Democracy pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject School council pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Paloma Rafaela de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of democratic management in the municipal school Irineu Severo de Macedo, according to article 14 and 15 of the LDB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Paloma Rafaela de Souza. Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB. 2017. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788 pt_BR


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