Dépôt DSpace/Manakin

Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MATIAS, C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee1 BALBINO, Débora Prazeres.
dc.contributor.referee1ID BALBINO, D. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5339310049708008 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.referee2ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente o consumo de produtos de luxo falsificados vem se destacando no mercado brasileiro. A falsificação pode ser considerada como reprodução de produtos e uso da marca sem autorização, de maneira a gerar benefícios econômicos para os fraudadores e, por outro lado, causar prejuízos às empresas. Entretanto, há motivações sociais e de valor simbólico que conduzem alguns consumidores a adotarem esta prática de consumo, dentre os quais se destacam o público jovem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de consumo de jovens universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quanto ao consumo de produtos de luxo falsificado. Para tanto, foi realizado um levantamento de natureza descritiva e quantitativa realizado com uma amostra de 392 estudantes da UFCG. Os resultados traçam o perfil dos jovens investigados e mostram que 65,05% dos respondentes consomem produtos de luxo falsificados e a predominância da frequência de compra se dá pelo menos uma vez a cada trimestre. Os produtos mais consumidos por este público foram roupas, relógios, bolsas, sapatos e acessórios como brincos e pulseiras. A pesquisa evidenciou também que os jovens universitários consomem falsificações para alcançar a aceitação em seus determinados grupos sociais e estes acreditam que as marcas simbolizam status social, se enquadrando na função de ajustamento social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2017-03
dc.description.abstract Currently, the use of falsified luxury goods is becoming prominent in Brazilian market. Falsification can be considered as products reproduction and unauthorized use of brands, in order to create economic benefits to fraudsters and, in other hand, to cause loss to companies. However, there are social and symbolic motivations that drive some consumers, such as the young public, to adopt this practice. Therefore, the purpose of this research was to analyze the consumption behavior of young students from Federal University of Campina Grande (UFCG) when it comes to consumption of falsified luxury goods. Hence, it was made a quantitative and qualitative survey, using a sample space of 392 UFCG students. The results expose the researched students’ profile, showing that 65,05% of them consume falsified luxury goods and the majority of the shopping occur at least once a trimester. The most purchased products by this public was clothing, clocks, purses, shoes and accessories like earrings and bracelets. The research also evidenced that young students consume falsified products to reach acceptance in their determined social groups and they believe that these brands represent social status, functioning as a social fitting element. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795
dc.date.accessioned 2019-07-09T11:53:11Z
dc.date.available 2019-07-09
dc.date.available 2019-07-09T11:53:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject Consumo pt_BR
dc.subject Falsificações pt_BR
dc.subject Luxo pt_BR
dc.subject Jovens universitários pt_BR
dc.subject Consumer behavior pt_BR
dc.subject Consumption pt_BR
dc.subject Falsification pt_BR
dc.subject Luxury pt_BR
dc.subject Young university students. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATIAS, Cláudia Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Consumption of fake luxury products: the case of young university students of the UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation MATIAS, Cláudia Ferreira. Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG, Paraíba 2017. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte