DSpace/Manakin Repository

Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8178305338397362 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva4
dc.description.resumo Este trabalho trata das representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de História e Sociologia do Ensino Médio do Ensino Médio em Sumé-PB. O objetivo geral do trabalho foi compreender os significados das representações indígenas apresentadas pelos referidos livros didáticos. Adotamos como abordagem teórica os estudos das Epistemologias do Sul (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) na busca de desnaturalizar e tratar das representações indígenas a partir do próprio locus de enunciação (MIGNOLO, 2005) dos povos indígenas. Utilizamos como categorias teóricas o currículo, enfocando os livros enquanto textos de currículos escritos que corporificam práticas curriculares resultantes de seleção cultural e identidade indígena, como o propósito de compreender os lugares e marcas identitárias desses povos. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo as etapas propostas por Minayo (2012) e organizamos e analisamos os dados segundo a técnica da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2011). Os resultados demonstram três grandes grupos de sentido para a presença indígena, sendo eles: descobrimento, espaços ocupados pelos indígenas e globalização. Ressaltamos que as abordagens usadas nos livros didáticos tratam predominantemente, o indígena de maneira colonial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-19
dc.description.abstract This work deals with the representations attributed to the indigenous through the images in the didactic books of History and Sociology of Secondary Education in Sumé-PB. The general objective of the work was to understand the meanings of the indigenous representations presented by referred textbooks. We adopted as theoretical approach the studies of the Southern Epistemologies (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) in the quest to denaturalize and deal with the indigenous representations from the very locus of enunciation (MIGNOLO, 2005) of indigenous peoples. We used as theoretical categories curriculum, focusing on books as texts of written curricula that embody curricular practices resulting from cultural selection and indigenous identity, as the purpose of understanding the places and identity marks of these peoples. We performed a qualitative research following the steps proposed by Minayo (2012) and organized and analyzed data according to the technique of Content Analysis, according to Bardin (2011). The results demonstrate three major groups of sense for the indigenous presence, being: discovery, spaces occupied by indigenous peoples and gobalization. We emphasize that the approaches used in the didatic books treat, predominantly, the indian in a colonial way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
dc.date.accessioned 2019-07-10T17:57:39Z
dc.date.available 2019-07-10
dc.date.available 2019-07-10T17:57:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Representações indígenas pt_BR
dc.subject Curriculo e indigenismo pt_BR
dc.subject Livros didáticos – história e sociologia pt_BR
dc.subject Indigenous representations pt_BR
dc.subject Curriculum and Indigenism pt_BR
dc.subject Didactic books - history and sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Anessa Fernanda da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Representations attributed to the indigenous through the images in the textbooks of history and sociology of secondary education in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Anessa Fernanda da. Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB. 2017. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta