DSpace/Manakin Repository

Uma pauta necessária e um desafio na formação de alunas e alunos do curso de licenciatura em ciências sociais do CDSA/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RIBEIRO, F. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee1 CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.ribeiro
dc.description.resumo A desigualdade de gênero é um fenômeno ainda presente na sociedade contemporânea, apesar das lutas históricas dos movimentos feministas que vem se desenvolvendo desde o início no século XIX. Embora algumas conquistas importantes tenham sido alcançadas e paradigmas hegemônicos tenham sido questionados, a desigualdade entre homens e mulheres precisa ser tomada como objeto de discussão e ser enfrentada nos vários espaços da sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como a temática da desigualdade de gênero é concebida pelas alunas e alunos do 8° período do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do CDSA/UFCG, tendo em vista captar alguns sinais que possam evidenciar a contribuição deste curso nas questões relacionadas à temática tratada nesta monografia. Para isso, optou-se pela pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com a utilização da técnica de entrevista semiaberta, envolvendo três (03) pessoas, sendo uma do sexo masculino e duas do feminino, que vivenciaram algumas experiências relacionadas ao tema analisado. Os resultados dessa pesquisa mostraram que a temática de gênero é um conteúdo de interesse das pessoas entrevistadas e que as mesmas se posicionam criticamente com relação às questões de gênero. Quanto à formação que é desenvolvida no curso de Ciências Sociais, vimos que ela oportuniza aos educandos e educandos algumas experiências importantes relacionadas à questão de gênero, principalmente nos projetos e nos grupos de estudos e pesquisa. Nesse sentido é importante dizer que todas as pessoas entrevistadas participaram desses espaços formativos e, além disso, têm colocado em prática na sala de aula as aprendizagens construídas no decorrer dessas experiências formativas. Enquanto campo disciplinar do curso, vimos como limite o fato de o curso oferecer a disciplina de gênero apenas como optativa, o que quer dizer que nem todo alunado vai cursá-la. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Uma pauta necessária e um desafio na formação de alunas e alunos do curso de licenciatura em ciências sociais do CDSA/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-21
dc.description.abstract Gender inequality is a phenomenon still present in contemporary society, despite the historical struggles of the feminist movements that have been developing since the beginning of the nineteenth century. Although some important achievements have been achieved and hegemonic paradigms have been questioned, inequality between men and women must be taken as an object of discussion and be addressed in the various spaces of society. In this sense, this paper aims to analyze how gender inequality is conceived by the students and students of the 8th period of the Degree in Social Sciences of the CDSA / UFCG, in order to capture some signs that may highlight the contribution of this course in the issues related to the theme dealt with in this monograph. For this, the exploratory research of a qualitative nature was chosen, using a semi-open interview technique, involving three (03) people, one male and two female, who experienced some experiences related to the subject analyzed. The results of this research showed that the gender theme is a content of interest to the people interviewed and that they are critically positioned in relation to gender issues. As for the training that is developed in the course of Social Sciences, we have seen that it gives students and learners some important experiences related to the gender issue, especially in the projects and in the study and research groups. In this sense, it is important to say that all the people interviewed participated in these formative spaces and, in addition, have put into practice in the classroom the learning built during these formative experiences. As a disciplinary field of the course, we have seen as limiting the fact that the course, offers the discipline of gender only as an option, which means that not all students will attend it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4827
dc.date.accessioned 2019-07-10T20:14:35Z
dc.date.available 2019-07-10
dc.date.available 2019-07-10T20:14:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero e escola pt_BR
dc.subject Questão de gênero e formação superior pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Gender and school pt_BR
dc.subject Gender issues and higher education pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Fábia Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A necessary agenda and a challenge in the training of students and students of the licenciatura degree in social sciences of the CDSA / UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO,Fábia Bezerra. Uma pauta necessária e um desafio na formação de alunas e alunos do curso de licenciatura em ciências sociais do CDSA/UFCG. 2017. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4827 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta