DSpace/Manakin Repository

A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigues
dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os professores da modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia, utiliza o livro didático. Com o intuito de compreender o ensino/aprendizagem dos (as) alunos (as). Foi uma pesquisa de âmbito qualitativo utilizando as seguintes técnicas, questionário, entrevistas, observações participante, conversas informais, com os (as) alunos (as) e professores (as). Foram analisadas as aulas dos professores da disciplina de sociologia, e aplicado questionário com os (as) alunos (as) desta modalidade de ensino médio EJA sobre o entendimento deles sobre o conhecimento sociológico e o que o uso do livro didático provoca nestes sujeitos, seguindo como referencial a obra de Quézia Furtado, com o livro “Produção do Fracasso no Processo de Escolarização” (2009), que analisa o fracasso escolar na modalidade de EJA. Os resultados obtidos foram que o professor que tem como auxilio para ministrar aula o livro didático consegue interação e aprendizagem dos (as) alunos (as) e aqueles que não usam com frequência o livro didático como suporte para as aulas não conseguem interagir com os(as) alunos (as) e pouco entendimento destes sujeitos na disciplina de sociologia. No entanto, foi detectado que na modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia a utilização do livro didático torna-se essencial para adquirir êxito no ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-21
dc.description.abstract This work aims to discuss and understand how the teachers of the EJA teaching modality, in the discipline of sociology, uses the textbook. In order to understand the teaching / learning of the students. It was a qualitative research using the following techniques, questionnaire, interviews, participant observations, informal conversations, with the students and teachers. The classes of the teachers of the sociology discipline were analyzed, and a questionnaire was applied with the students of this modality of EJA high school on their understanding of sociological knowledge and what the use of the textbook provokes in these subjects, following as reference the work of Quézia Furtado, with the book "Production of Failure in the Process of Schooling" (2009), which analyzes school failure in the EJA modality. The results obtained were that the teacher who has as a help to teach the textbook the interaction and learning of the students and those who do not use the textbook frequently as a support for the classes can not interact with the as) students and little understanding of these subjects in the discipline of sociology. However, it was detected that in the EJA teaching modality, in the discipline of sociology the use of the textbook becomes essential to succeed in teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
dc.date.accessioned 2019-07-10T20:39:20Z
dc.date.available 2019-07-10
dc.date.available 2019-07-10T20:39:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia - EJA pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos - sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia – livro didático pt_BR
dc.subject Teaching sociology - EJA pt_BR
dc.subject Youth and adult education - sociology pt_BR
dc.subject Sociology - textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Fernanda de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of using the textbook in the discipline of sociology in the EJA teaching modality. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Fernanda de Sousa. A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. 2017. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta