Dépôt DSpace/Manakin

Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID LIMA, S. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9991057690480465 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, W. G. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2
dc.description.resumo O presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-21
dc.description.abstract This work aims to analyze the teaching of Sociology in high school, the methods and didactics used by the professors and the impact that it produces in the students' learning, that is, an analysis on the ways of teaching and the meanings of learning, based on the concept of sociological imagination and the construction of autonomy. For data collection it was used the technique of interviews for the professors and the focus group for the students, as data analysis we resort to the method of discourse analysis whose roots lie in the qualitative field. As a result of the research it can be seen that the challenge for the learner's learning is in the way the professor relates to the school subject, with the students, if he/she understands the role/nature of Sociology, and also understands that the educational practice should be performed as an open dialogical movement to the various didactic and methodological possibilities that can develop autonomy and reflection in young people’s lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
dc.date.accessioned 2019-07-11T10:34:44Z
dc.date.available 2019-07-11
dc.date.available 2019-07-11T10:34:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Didática e sociologia pt_BR
dc.subject Aprendizagem em sociologia pt_BR
dc.subject Sociology teaching pt_BR
dc.subject Didactics and sociology pt_BR
dc.subject Learning in sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Samara Filismino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Chalice, remove this cup from me: the teaching of sociology, teacher training and learning. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte