DSpace/Manakin Repository

A importância do livro didático de sociologia através da análise do PNLD em escolas do cariri ocidental da Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0877002765808086 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz.
dc.contributor.advisor1ID CRUZ, K. C. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9810382232847717 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Tereza raquel Gomes.
dc.contributor.referee2 GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.alves2
dc.description.resumo O Programa Nacional do Livro Didático, distribui gratuitamente os livros nas escolas públicas de todo o País, garantindo à todos os alunos da rede pública um melhor acesso para educação. O presente trabalho tem por objetivo analisar o Livro Didático de Sociologia e a sua relevância na sala de aula como ferramenta pedagógica de ensino, tanto na sala de aula, quanto fora dela. A metodologia da pesquisa possui caráter qualitativo exploratória, no qual será utilizado o método de Análise de conteúdo de Laurence Bardin(2009). A Análise de Conteúdo é uma metodologia utilizada em pesquisas tanto qualitativas quanto quantitativas, que busca descrever e interpretar documentos e textos. Essa análise nos possibilita uma reinterpretação de textos que vai além de uma leitura comum. Considerando a obra de Laurence Bardin(2009), observamos que o quanto a Análise de Conteúdo possui um suporte bastante significativo para os pesquisadores, técnica está que traz um leque de sentidos e significados na diversidade da pesquisa no meio acadêmico. Estudar o Livro Didático de Sociologia possibilitou uma observação da importância que o mesmo possui no âmbito escolar e no cotidiano dos estudantes. O Livro de Sociologia tem por objetivo auxiliar o professor e aluno na construção do conhecimento e tornar os alunos mais críticos. A análise do Livro possibilitou-me um melhor esclarecimento, acerca da sua utilização como ferramenta pedagógica no Cariri Ocidental Paraibano, a sua utilização é de suma importância para o meio educacional, possibilitando uma melhor construção para o conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A importância do livro didático de sociologia através da análise do PNLD em escolas do cariri ocidental da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-15
dc.description.abstract The present work aims to analyze the Didactic Book of Sociology and its relevance in the classroom as a teaching pedagogical tool, both in the classroom and outside it. Through the National Book of the Didactic Book, the free distribution of the books in the public schools of the whole Country occurs, guaranteeing to all the students of the public net better access for education. The research methodology has an exploratory qualitative character, in which the content analysis method will be used. Content Analysis is a methodology used in both qualitative and quantitative research that seeks to describe and interpret documents and texts. This analysis enables us to reinterpret texts that go beyond a common reading. Considering the work of Laurence Bardin (2009), it is noticeable how much Content Analysis has a significant support for researchers, a technique that brings a range of meanings and meanings in the diversity of research in the academic world. Studying the Didactic Book of Sociology made it possible to observe the importance it has in school and in the daily life of students. The purpose of the Sociology Book is to assist the teacher and student in building knowledge and making students more critical. The analysis of the Book has enabled me to better clarify the use of this tool as a pedagogical tool in the Western Cariri Paraíba, its use is extremely important for the educational environment, enabling a better construction of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4839
dc.date.accessioned 2019-07-11T11:19:56Z
dc.date.available 2019-07-11
dc.date.available 2019-07-11T11:19:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ciências sociais - sociologia pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Social sciences - sociology pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Mirtys Maciel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of the didactic book of sociology through the analysis of the PNLD in schools of the western Cariri of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Mirtys Maciel. A importância do livro didático de sociologia através da análise do PNLD em escolas do cariri ocidental da Paraíba. 2017. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4839 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta