DSpace/Manakin Repository

Representações do ensino de sociologia pelos estudantes de uma escola estadual em Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, T. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5676190877398262 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva2
dc.description.resumo Este trabalho busca apresentar as representações do ensino de Sociologia através das concepções dos alunos de uma escola de Ensino Médio de Sumé - PB. O trabalho tem como objetivo geral compreender as representações do Ensino de Sociologia por alunos de uma Escola Estadual do município de Sumé - PB. O estudo assumiu um caráter exploratório, através de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista semi-estruturada realizada com dez (10) alunos do 3º ano do Ensino Médio das turmas “A” e “E”. Ao final da coleta de dados, os mesmos foram submetidos a análise seguindo as etapas propostas por Minayo (2012). Os resultados foram apresentados a partir de duas categorias: Concepção dos alunos em relação a disciplina de Sociologia e Concepção dos alunos quanto as estratégias metodológicas. O estudo mostrou que a Sociologia proporciona aos alunos a capacidade de refletir a realidade social, bem como possibilita um olhar crítico para interpretar as questões do próprio cotidiano. Os resultados demonstraram que os conceitos dos autores clássicos da Sociologia são os mais trabalhados pelo professor, que os alunos preferem estratégias que utilizem de recursos visuais, dinâmicas de interação e o quadro através de esquemas explicativos. No entanto, mesmo sendo utilizado outras estratégias metodológicas o uso do livro didático ainda é centralizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Representações do ensino de sociologia pelos estudantes de uma escola estadual em Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-20
dc.description.abstract This paper seeks to present the representations of Sociology teaching through the conceptions of the students of a secondary school of Sumé - PB. The general objective of this work is to understand the representations in the Teaching of Sociology by students of a State School on the county of Sumé - PB. The study assumed an exploratory character, through a qualitative approach, having of the data collection instrument a semi-structured interview with ten (10) students of the 3rd year of high school in the "A" and "E" classes. At the end of the data collection, they were submitted to analysis following the steps proposed by Minayo (2012). The results were presented in two categories: Conception of the students in relation to the discipline of Sociology and Conception of the students the methodological strategies. The study showed that Sociology gives students the ability to reflect social reality, as well as enables a critical look to interpret everyday issues. The results showed that the concepts of the classical authors of Sociology are the most worked by the teacher, that students prefer strategies that use visual resources, interaction dynamics and the framework through explanatory schemes. However, even using other methodological strategies, the use of the textbook is still centralized. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4850
dc.date.accessioned 2019-07-11T13:17:46Z
dc.date.available 2019-07-11
dc.date.available 2019-07-11T13:17:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia - representações pt_BR
dc.subject Sociologia - metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Sociology teaching   pt_BR
dc.subject Sociology - Representations   pt_BR
dc.subject Sociology - teaching methodology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Tatyane Rodrigues da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Representations of the teaching of sociology by the students of a state school in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Tatyane Rodrigues da. Representações do ensino de sociologia pelos estudantes de uma escola estadual em Sumé-PB. 2017. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4850 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta