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Ensino médio em tempo integral na Paraíba e em Pernambuco: um estudo comparativo entre duas escolas públicas.

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dc.creator.ID SANTOS, M. Í. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6618908291378028 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, K. C. M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9810382232847717 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.referee2 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.santos2
dc.description.resumo A implantação do ensino em tempo integral traz consigo a inovação da educação nas escolas públicas do Brasil. A sua incorporação tornou-se meta nacional para ser atingida até o ano de 2024 em todo território nacional, com o objetivo de ampliar e modificar a realidade educacional e expandir as possibilidades de conhecimento e aprendizagem dos estudantes através de um currículo interdisciplinar que contemple os princípios de uma educação integral. Este trabalho analisa a realidade de duas escolas públicas de Ensino Médio em Tempo Integral na Paraíba e Pernambuco, através do estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio José Gonçalves de Queiroz no Cariri paraibano na cidade de Sumé e da Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima no Pajeú pernambucano na cidade de São José do Egito, a fim de compreender a realidade escolar, o progresso e os mecanismos desenvolvidos para promover uma educação integral, com base nos ideais que contempla as políticas públicas nacionais com recortes da política pública estadual sobre a educação integral, tendo como ênfase a construção da cidadania e capacitação dos jovens pautados nas multidimensões para o desenvolvimento humano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Ensino médio em tempo integral na Paraíba e em Pernambuco: um estudo comparativo entre duas escolas públicas. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The implementation of full-time education brings with it the innovation of education in public schools in Brazil, aiming to broaden and modify the educational reality and expand the possibilities of knowledge and learning of students through an interdisciplinary curriculum that contemplates the principles of an education integral. This work analyzes the reality of two public high schools in integral time in paraíba and pernambuco through the case study at the state school of higher education josé gonçalves de queiroz in the cariri paraibano in the city of sumé and the school of reference in high school oliveira lima in pajeú, pernambucano, in the city of são josé do egito, in order to understand the school reality, the progress and the mechanisms developed to promote an integral education, based on the ideals that contemplates the national public policies with cuts of the state public policy on integral education, with the emphasis on building citizenship and empowering young people based on multidimensions for human development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4853
dc.date.accessioned 2019-07-11T13:59:03Z
dc.date.available 2019-07-11
dc.date.available 2019-07-11T13:59:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Ensino médio em tempo integral pt_BR
dc.subject Education   pt_BR
dc.subject Public school   pt_BR
dc.subject High school full time pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Mércia Íris de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Full-time secondary education in Paraíba and Pernambuco: a comparative study between two public schools. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Mércia Íris de Andrade Santos. Ensino médio em tempo integral na Paraíba e em Pernambuco: um estudo comparativo entre duas escolas públicas. 2017. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4853 pt_BR


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