DSpace/Manakin Repository

Memória e história: formação docente, trajetórias profissionais e pratica pedagógica - história oral de vida profissional de professores de história (Cajazeiras- PB, 1980 - 2004).

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CABRAL FILHO, Severino.
dc.contributor.advisor1ID CABRAL FILHO, S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0895399976092394 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho docente é o eixo articulador desta pesquisa. O estudo está direcionado as questões relativas a formação dos professores de História que atuam na rede publica estadual e na rede particular de ensino na cidade de Cajazeiras-PB (1980-2004). Assim, a pesquisa foi estruturada a partir da concepção de que a formação do professor não acontece apenas em decorrência da sua atuação profissional e de sua formação acadêmica, e sim, do processo pelo qual a pessoa se constitui, através de suas experiências vividas e sentidas e que, de uma forma ou de outra, contribuem para a formação da identidade profissional. E um estudo sobre histórias de vida com diferentes explicações sobre o modo de ser, ensinar e refletir sobre o ofício e o ensino de História. Situa-se, ainda, no campo metodológico de História Oral, haja vista, a importância deste como campo interdisciplinar de estudo e pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Memória e história: formação docente, trajetórias profissionais e pratica pedagógica - história oral de vida profissional de professores de história (Cajazeiras- PB, 1980 - 2004). pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract The work of teacher is the enunciate pivot of this research. This is directionated the relative questions about the formation of History teacher that works at public and private schools in Cajazeiras-PB (1980-2004). So, the research was organized in the conception that the formation of teacher doesn't happen only concerning of your professional action and academic formation, but also, it involves the personal process through of your experiences of life and feelings that contribute to your professional identity. It's a study about histories of life with different explanations which refer to way of life, work like teacher and think about teach of History. This research lies in elbow-room of Oral History, considering the importance of this content to the process of teaching History. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4857
dc.date.accessioned 2019-07-11T20:44:44Z
dc.date.available 2019-07-11
dc.date.available 2019-07-11T20:44:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Professores - história de vida pt_BR
dc.subject Vida profissional - professores de história pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Teachers - Life Hstory pt_BR
dc.subject Professional Life - History Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Maria Marlene de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Memory and history: teacher training, professional trajectories and pedagogical practice - oral history of professional life of teachers of history (Cajazeiras - PB, 1980 - 2004). pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Maria Marlene de Melo. Memória e história: formação docente, trajetórias profissionais e práticas pedagógica História oral de vida profissional de professores de história (Cajazeiras-PB ,1980-2004). 2005. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta