dc.creator.ID |
PALHANO, Palmira Rodrigues. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8238765349929487 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUERRA, L. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Duílio Pereira da Cunha. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.referee3 |
GOMES, Ramonildes Alves. |
|
dc.contributor.referee4 |
CUNHA, Luis Henrique Herminio. |
|
dc.description.resumo |
Nesta tese discuto os mecanismos subjacentes à hierarquização das disciplinas no
espaço de escolarização formal e mais particularmente o caráter paratópico do ensino de
Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB,
Campus João Pessoa, bem como seu funcionamento enquanto espaço de contraagenciamentos em relação ao que tem sido definido como formação escolar. A
metodologia do trabalho consistiu em uma abordagem qualitativa, incluindo uma
análise de documentos normativos e leis que regulamentam o ensino de Artes na escola,
bem como da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra intencional
de estudantes, docentes e gestores da instituição mencionada para levantar dados sobre
suas concepções das atividades do ensino/aprendizagem de Artes na escola. Discuto
neste trabalho os processos de estigmatização da arte no campo extraescolar e seus
reflexos no campo escolar, trazendo uma revisão da literatura sobre as tensões no ensino
de Artes nos diversos níveis da escolarização, seguindo a seguinte hipótese: A
hierarquização do conhecimento e da ciência no mundo social é reproduzido no interior
da escola? Como inspirações teóricas destaco: (1) os conceitos de classificação,
enquadramento e recontextualização do saber curricular, de Bernstein; (2) a
sociohistoriografia dos currículos e disciplinas, de Goodson e outros autores da
literatura sobre essa temática; (3) as contribuições de Bourdieu sobre a escola e sua
noção de campo, compreendendo o espaço, o currículo e a hierarquização entre
disciplinas como componentes de um campo de lutas por reconhecimento. Dentre os
resultados da nossa pesquisa, destacamos os seguintes: (1) o ensino de artes tem tido um caráter paratópico ao longo da história da instituição agora configurada como IFPB,
campus de João Pessoa; (2) a desvalorização de disciplinas como a referente ao ensino
de Artes está relacionada à secundarização do valor do lúdico e do artístico, bem como
da potencialização da capacidade crítica dos estudantes como elementos da construção
da formação escolar, marcada pela ênfase inaugural da instituição estudada na formação
profissionalizante; (3) o aspecto paratópico do ensino de Artes na instituição estudada
não impede que ele funcione como espaço de resistência, contribuindo para o
desenvolvimento pessoal e formação dos discentes com ele envolvidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
O caráter paratópico do ensino de artes na escola: uma análise das condições de sua inclusão a partir do caso do IFPB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-09-26 |
|
dc.description.abstract |
In this thesis I discuss the mechanisms underlying the hierarchy of disciplines in the
schooling space in general and more particularly, the paratopic nature of art teaching
at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba - IFPB,
campus of João Pessoa (Paraiba State, Brazil), as well as its functioning as a space for
counteragency in relation to what has been defined as school education. The work
methodology consisted of a qualitative approach, including an analysis of normative
documents and laws that regulate the teaching of Arts in the school, as well as the
accomplishment of semistructured interviews with an intentional sample of students,
teachers and managers of the aforementioned institution, in order to collect data on
their conceptions of the activities of the Arts teaching and learning in formal schools.
focus in this work the processe of stigmatization of art in the extra-schooling field and
its reflexes in the school field, bringing a review of the literature on the tensions in art
teaching at the different levels of schooling. As theoretical inspirations I highlight: (1)
Bernstein's concepts of classification, framing and recontextualization of curricular
knowledge; (2) the sociohistorygraphy of curricula and disciplines, by Goodson and
other authors of the literature on this subject; (3) Bourdieu's contributions on schooling
processes and his notion of field, including space, curriculum, and hierarchy among
disciplines as components of a field of recognition struggles. Among the results of our
research, we highlight the following: (1) the teaching of arts has had a paratopic
character throughout the history of the institution now configured as IFPB, campus of
João Pessoa; (2) the devaluation of disciplines such as the one related to the teaching
of the arts is related to the devaluation of the ludic and the artistic, as well as the
enhancement of the critical capacity of the students as elements of the construction of
the school formation, marked by the inaugural emphasis of the institution studied in the
professional training; (3) the paratopic aspect of art teaching in the studied institution
does not prevent it from functioning as a space of resistance, contributing to the
development and training of students who has been involved by it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4860 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-12T17:42:09Z |
|
dc.date.available |
2019-07-12 |
|
dc.date.available |
2019-07-12T17:42:09Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Arte - IFPB |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
História e Hierarquia das Disciplinas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos do Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Art Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplines Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
History and Hierarchy |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum Studies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PALHANO, Palmira Rodrigues. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The paratopic character of arts education in school: an analysis of conditions of its inclusion in formal schooling from the case of the IFPB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PALHANO, P. R. O caráter paratópico do ensino de artes na escola: uma
análise das condições de sua inclusão a partir do caso do IFPB. 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4860 |
pt_BR |