DSpace/Manakin Repository

Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7273836163511762 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveira
dc.description.resumo Este trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-20
dc.description.abstract This work entitled “Thinking with Sociology in High School: teaching practices in the teaching of Sociology”, had as general objective to understand how the teaching practices developed by the teachers of Sociology in High School occur. In this way, an exploratory research with a qualitative approach was carried out in the School of Monteiro-PB, using as an instrument of data collection the semistructured interview with ten (10) open questions (subjective) that were applied to two (2) teachers who teach the discipline of Sociology. The data were then analyzed and interpreted. The results analyzed showed that although Sociology is compulsory in the basic education curriculum, it faces several problems in order to fulfill its role as a discipline. Challenges to teaching practices related to sociology are presented, ranging from initial and continuing education to the pedagogical strategies used by the teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
dc.date.accessioned 2019-07-12T18:52:27Z
dc.date.available 2019-07-12
dc.date.available 2019-07-12T18:52:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Sociology teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thinking with sociology in high school: teaching practices in the teaching of sociology. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta