DSpace/Manakin Repository

A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DUARTE, C. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7960222182170278 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROCHA, Eugenio Paccelli Gurgel da.
dc.description.resumo O livro didático tornou-se, nos dais atuais, um instrumento imprescindível para o educador, deixando de desempenhar o mero papel de coadjuvante no meio escolar. E através dele que o professor planeja e exerce suas atividades, negligenciando muitas vezes opções didáticas para o ensino. A Arqueologia Pré-Histórica Brasileira tem avançando, significativamente, na compreensão do homem primitivo, trazendo a "luz" conhecimentos antes inacessíveis para os pesquisadores do modo de vida primitivo dos chamados "homens das cavernas". Tornando-se uma importante fonte de apoio didático, principalmente, aos professores nas pequenas cidades do interior do Brasil que na grande maioria necessitam de materiais (sejam físicos ou culturais) para diversificar as aulas de História. A nossa proposta é analisar os conteúdos da pré-história nos principal livros didáticos utilizados pelos professores das escolas publicas, sejam como consulta ou adotados para o aluno, sendo necessário saber como o professor do Ensino Médio compreende as informações sobre a pré-história contidas no livro didático de Historia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract The textbook has become, in the present day, an indispensable instrument for the educator, failing to play the mere role of auxiliary in the school environment. And through it, the teacher plans and exercises his activities, often neglecting didactic options for teaching. Brazilian Prehistoric Archeology has advanced significantly in the understanding of primitive man, bringing the "light" knowledge previously inaccessible to researchers of the primitive way of life of the so-called "cave men." Becoming an important source of didactic support, mainly, to the teachers in the small cities of the interior of Brazil that in great majority need materials (be they physical or cultural) to diversify the classes of History. Our proposal and analyze the contents of prehistory in the main textbooks used by public school teachers, are either as consultation or adopted for the student, and it is necessary to know how the high school teacher understands the information about prehistory contained in the History textbook. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872
dc.date.accessioned 2019-07-15T11:27:51Z
dc.date.available 2019-07-15
dc.date.available 2019-07-15T11:27:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Didática - história pt_BR
dc.subject Livro didático - história pt_BR
dc.subject Pré-História pt_BR
dc.subject Didactics - History pt_BR
dc.subject Textbook - History pt_BR
dc.subject Prehistory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Cláudio Domingos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The vision that the textbooks of history provide to the elementary school teacher, about Prehistory. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Cláudio Domingos. A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino Fundamental, sobre a pré-história. 2005. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta