DSpace/Manakin Repository

O ensino de literatura: práticas correntes e propostas didáticas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, N. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves.
dc.description.resumo Este trabalho tem o intuito de observar como se processam as práticas de ensino de Literatura desde o século XIX ate os presentes dias, bem como propor estratégias metodológicas que dinamizem as aulas de literatura. Tomou-se como universo de pesquisa duas escolas de ensino médio da cidade de Cajazeiras-PB, uma publica e outra privada, procurando-se analisar as práticas de ensino de Literatura a partir das respostas obtidas através de questionamentos direcionados a docentes e discentes das mesmas. O sentido humanizado, as funções da literatura e a leitura são pontos importantes que também foram abordados neste trabalho, referenciando Candido (2004), Cosson (2006), Cereja (2005), Aguiar (1979) e Bordini (1988), assim como a dedetização de novas estratégias que tornarão as aulas de literatura mais atraentes e prazerosas. Concluiu-se que as práticas de ensino de Literatura não divergem nas duas escolas pesquisadas, pois ambas privilegiam o estoicismo letrado e estilos de época ao invés de se trabalhar com o objeto principal do estudo da Literatura que são os textos literários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title O ensino de literatura: práticas correntes e propostas didáticas. pt_BR
dc.date.issued 2008-11-06
dc.description.abstract This work has the objective of to watch how is processed the literature's teaching since the XIX century until nowdays, like that to propose methodologycal strategies what becomes the Literature's classes very well dynamic. Taked as researh's universe two high schools in Cajazeiras's city - PB, one public and one private, finding to analise the teaching literature's practices through of answers obtain in questions bounds to teachers and students of them. The humanist reason, the literature's functions, the reading are important points what too was accosted in this work, referencing Candido (2004), Cosson (2006), Cereja (2005), Aguiar (1679) and Bordini (1988), like that the didactization of news estrategics what will become the literature's classes more attractive and pleasants. It was concluded that the practice of teaching literature does not differ in the two schools surveyed, as both favour the historicism and literary styles of time instead of working with the main subject of study of literature that are the literary texts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4884
dc.date.accessioned 2019-07-15T16:44:44Z
dc.date.available 2019-07-15
dc.date.available 2019-07-15T16:44:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Literatura humanizadora pt_BR
dc.subject Especialização pt_BR
dc.subject Literature - Study and Teaching pt_BR
dc.subject Humanizing Literature pt_BR
dc.subject Specialization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARRETO, Sonia Maria Russo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of literature: Current practices and didactic proposals. pt_BR
dc.identifier.citation BARRETO,Sonia Maria Russo. O ensino de literatura: práticas correntes e propostas didáticas. 2008. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta