DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita: Elementos constitutivos e processuais dos gênero escolares.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 ABREU, Eclivaneide Caldas de.
dc.contributor.referee2 EHRICH, Isaias de Oliveira.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo detectar as causas dos problemas de processamento nos níveis de leitura e escrita dos alunos de língua materna das series finais do ensino fundamental, especificamente a 6ª serie. Pretende-se mostrar, nessa proposta, a importância dessas duas habilidades como singulares para assimilação de conteúdos interdisciplinares. Assim, considerando que a execução dessa pesquisa possibilitara refletir sobre alguns dos possíveis pontos de um questionamento infindável, possibilitando uma análise científica do que ocorre no cotidiano escolar e gera a não aprendizagem da leitura e da escrita. O trabalho foi desenvolvido junto aos alunos da 6ª serie e ao professore de Língua Portuguesa. Verificamos que o piano de aula do professor não contempla atividades para o desenvolvimento de procedimentos criativos em termos de leitura e de produção textual. Durante o processo foi enfatizado a origem dos problemas de leitura e escrita dos alunos das series finais e como os profissionais da escola se preparam para lidar com tais deficiências. Foi feita uma análise das dificuldades encontradas na prática do professor e das dificuldades dos alunos nas atividades de leitura e escrita. Enfim, serão sugeridas algumas contribuições para a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Leitura e escrita: Elementos constitutivos e processuais dos gênero escolares. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract Este trabajo tiene como objetivo para detectar las causas de los probiemas del proceso en los niveles de la lectura y de la escritura del materna de las pupilas de la lengua de la serie final de education basica, especificamente serie 6a, Se piensa para demostrar, en esta oferta, la importancia de estas dos capacidades como singular para la asimilacion de los interdisciplinares del contenido. Asi, considerando que la ejecucion de esta investigation hara posible reflejar en algunos de los puntos posibles de un infindavel que pregunta, haciendo posible un analisis cientifico de lo que ocurre en el diario referente a escuela y genera no aprender de la lectura y de la escritura. El trabajo fue desarrollado al lado de las pupilas de las series 6a y al professore de la lengua portuguea. Verificamos que el plan de la lection del profesor no comtemple las actividades para el desarrollo de procedimientos creativos en terminos de lectura y production literal. Durante el proceso el origen de los probiemas de la lectura y de la escritura de las pupilas de la serie final fue acentuado y como los profesionales de la escuela si se preparan para ocuparse de tales deficiencias. Fue un analisis de las dificultades encontro en practico del profesor y las dificultades de las pupilas en las actividades de la lectura y de la escritura. En el ultimo, algunas contribuciones para la mejora de ensenar-aprender de las pupilas seran sugeridas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4889
dc.date.accessioned 2019-07-16T10:26:38Z
dc.date.available 2019-07-16
dc.date.available 2019-07-16T10:26:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Sílvia Egídio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing: constitutive and procedural elements of the school genres. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Sílvia Egídio. Leitura e escrita: elementos constitutivos e processuais dos gêneros escolares 2008. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta