DSpace/Manakin Repository

Leitura e produção textual: fatores de desenvolvimento sócio-cognitivo e letramento.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Andrey Pereira de.
dc.contributor.referee2 ABREU , Eclivaneide Caldas de.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico tem como referência temática o processamento da leitura e produção textual no cotidiano escolar. A leitura e produção de textos são temas que chamam a atenção dos atores do processo ensino-aprendizagem. Assim, a nossa preocupação objetiva foi a de investigar os processos constitutivos formas da elaboração de instrumento de trabalho com leitura e escrita na escola, propostos por um educador, para seus educados. Em tal contexto, estabelecemos como parâmetro de investigação uma turma do 8° ano e a disciplina Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanês, em Cajazeiras - PB. Neste trabalho foram realizadas observações junto a turma escolhida como amostragem, a fim de colher informações. Em se tratando de deficiência na escrita, notamos pouco preparo dos atores na escola para desenvolver um texto; respostas sem coerência. Esta problemática é influenciada por fatores internos e externos que interferem na aprendizagem dos educados e também na forma de "ensinar" do professor. Como agente do processo de ensino e aprendizagem, o professor deve ter consciência da sua quota de medição junto ao educando e, assim, buscar contribuir para a reversão dos problemas de leitura e escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Leitura e produção textual: fatores de desenvolvimento sócio-cognitivo e letramento. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract El actual trabajo monografico tiene como referenda tematica el proceso de la lectura y de la produccion literal en el diario referente a escuela. La lectura y la produccion de textos son los temas que llaman la atencion los agentes de ensefiar-aprender de proceso. Asi, nuestra preocupacion objetiva era investigar los procesos constitutivos formales de la elaboracion de los instrumentos del trabajo con la lectura y de la escritura en la escuela, considerados para un educador, para sus educandos. En tal contexto, establecemos como el parametro de la investigacion al grupo del afio 8° y de el lo disciplina lengua portuguea de Ensino basico, en la escuela publica de la educacion basica Monsignor Joao Milanes, en Cajazeiras - PB. En este trabajo comenta al lado de grupo elegido habia sido llevado a traves como muestreo, en la informacion de la cuchara de la orden. En si tratan a la deficiencia en la escritura, notamos poca preparacion de los agentes en la escuela para desarrollar un texto; respuestas sin coherencia. Este problematic© es influenciado por los factores internos y externos que intervienen con aprender de los educandos y tambien con la forma "enseftar" del profesor. Como agente de la educacion de proceso y que aprende, el profesor debe tener conciencia de su contingente de mediacion al lado de educar la e, asi, para buscar para contribuir para la reversion de los problemas de la lectura y de la escritura. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4895
dc.date.accessioned 2019-07-16T11:47:37Z
dc.date.available 2019-07-16
dc.date.available 2019-07-16T11:47:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Rita Francisca de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and textual production: factors of socio-cognitive development and literacy. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Rita Francisca de. Leitura e produção textual: fatores e desenvolvimento sócio-cognitivo e letramento. 2008. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta