DSpace/Manakin Repository

Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Elane Aguiar Feitosa de.
dc.contributor.referee2 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumo O objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract The object of this research is monographic study as the process of learning and acquisition of reading and writing of students in the Youth and Adult Education (EJA - 2nd segment), but also show the impact of studies on literacy for literacy practices. The research being presented seeks to relate theories and / or ideologies on the existing problems found in the classrooms of EJA. Through notes were two classes of EJA group of teachers and the School Costa e Silva during the months from May to November 2007 in the town of Cajazeiras - PB. The results indicate a methodological 7 advance when it comes to social relations in the learning environment, but reveal inconsistencies in the teaching work, teaching literacy in terms of contribution to the theoretical-epistemological and employment of activities geared specifically to teaching the language as meaning, system of representation, in its notacional. The work is based on the principles of philosophical teaching-educator Paulo Freire, the epistemology of researcher Emilia Ferreiro. Uses the dialectic method of building knowledge, based on the phases of sincrese, analysis and synthesis. The research presented not only cares about the issues of reading and writing, but also serves to prepare the people for the exercise of their rights and obligations in the world of work and social relationships - policies. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky and others have also been sources of research for the enrichment of this study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898
dc.date.accessioned 2019-07-16T14:06:54Z
dc.date.available 2019-11-16
dc.date.available 2019-07-16T14:06:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Especialização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Education of young people and adults pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Specialization pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA., Révia Mara de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning process and acquisition of writing and reading of EJA students. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta