DSpace/Manakin Repository

O texto e sua construção: problemas em produções escolares de séries iniciais.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRIOLA, Dimas.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Erlane Aguiar.
dc.description.resumo A função da escola e a formação plena do cidadão. Ela pretende tornar o sujeito capaz de fazer uso da linguagem falada e escrita para atender suas necessidades individuais e sociais. O objetivo primeiro do nosso trabalho e o de querer investigar os principais problemas de construção de textos vinculados as habilidades de leitura e escrita dos alunos de 3aserie do ensino fundamental da Escola Municipal Jose Batista de Sousa em Bernardino Batista. Ao longo da nossa pesquisa fomos notando que ha uma serie de discussões e sugestões em torno da importância de se desenvolverem praticas de leitura e escrita na sala de aula, como conseqüências minimizadoras da constatação de que alunos das series iniciais do Ensino Fundamental apresentam graves dificuldades tanto na decodificação e codificação como na compreensão e produção de textos. Martins (1994), Kato (2007), Calkins (1989), Cagliari (1989), dentre outros, sao algumas das referencias teóricas que usamos para corroborar as nossas considerações sobre a construção da escrita (e os níveis desta) pelos alunos. Esse conhecimento conduz o professor a repensar sua pratica pedagógica considerando as implicações dos estudos da linguagem no modo como as crianças (alunos) usam a fala, a escrita e a leitura. Concluímos que a ingerência política contribui para que essas dificuldades de aprendizagem se acumulem durante muitos anos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O texto e sua construção: problemas em produções escolares de séries iniciais. pt_BR
dc.date.issued 2008-09
dc.description.abstract The function of the school and the full formation of the citizen. It aims to make the subject capable of making use of spoken and written language to meet their individual and social needs. The first objective of our work is to investigate the main problems of text construction linked to the reading and writing skills of the elementary school students of the Municipal School Jose Batista de Sousa in Bernardino Batista. Throughout our research we have noticed that there is a series of discussions and suggestions about the importance of developing reading and writing practices in the classroom, as a minimizing consequence of the finding that students in the initial series of elementary school have serious difficulties both in decoding and coding as in the understanding and production of texts. Martins (1994), Kato (2007), Calkins (1989), Cagliari (1989), among others, are some of the theoretical references that we use to corroborate our considerations about writing construction (and levels) by students. This knowledge leads the teacher to rethink his / her pedagogical practice considering the implications of language studies on the way children (students) use speech, writing and reading. We conclude that political interference contributes to these learning difficulties accumulating over many years. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4900
dc.date.accessioned 2019-07-16T15:32:21Z
dc.date.available 2019-07-16
dc.date.available 2019-07-16T15:32:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Alfabetização-ensino fundamental pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Literacy-elementary education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Orfélia Maria da Conceição.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The text and its construction: problems in initial series school productions. pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA, Orfélia Maria da Conceição. O texto e sua construção: problemas em produções escolares de séries iniciais. 2008. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta