DSpace/Manakin Repository

O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5540039753667039 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2 EHRICH, Isaias de Oliveira.
dc.description.resumo A leitura é o meio mais importante para aquisição de saberes, é um instrumento básico para todo o sistema educativo. Entretanto a atividade pedagógica não pode se limitar a ensinar a ler é necessário que se leve o aluno a criar o hábito pela leitura. Mas o ato deve começar a ser estimulado desde cedo pela família, dando oportunidade para a criança manipular livros infantis e a partir dai familiarizar-se com sua forma e linguagem. Assim como os pais, a escola também tem o papel fundamental no estimulo a leitura, muitas vezes é através dela que acontece o primeiro contato com o livro, sendo indispensável tornar este momento o mais agradável possível para despertar a curiosidade de conhecer este mundo mágico. A motivação para a leitura pode ser um processo interno, um impulso pelo qual a pessoa e instigada a ação, mas pode também ser provocada por fatores externos como a sala de leitura, biblioteca, e de forma mais ousada transformar a escola, em um lugar onde o indivíduo possa experimentar, desenvolver e conferir suas habilidades de leitor, sendo capaz de atribuir significado ao que lê. O presente estudo volta-se na perspectiva de refletir sobre a adoção da literatura de cordel como gênero facilitador da leitura bem como, de possibilidade de alargamento dos horizontes pessoais, culturais e profissionais na perspectiva de contribuir para práticas inovadoras no trabalho da leitura nas escolas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract Reading and the most important means for acquiring knowledge, and a basic instrument for the whole educational system. However, the pedagogical activity can not be limited to teaching to read and necessary that the student be led to create the habit by reading. But the act should begin to be stimulated early on by the family, giving the child an opportunity to manipulate children's books and hence familiarize themselves with their form and language. Like parents, school also plays a fundamental role in stimulating reading, often through the first contact with the book, and it is indispensable to make this moment as pleasant as possible to arouse the curiosity of knowing this magical world. Motivation for reading can be an internal process, an impulse by which the person is instigated by the action, but it can also be triggered by external factors such as the reading room, library, and more boldly transforming the school into a place where the individual can experience, develop and confer their reader skills, being able to attribute meaning to what they. The present study aims to reflect on the adoption of cordel literature as a genre that facilitates reading as well as the possibility of expanding personal, cultural and professional horizons in order to contribute to innovative practices in reading work in schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4906
dc.date.accessioned 2019-07-17T09:53:53Z
dc.date.available 2019-07-17
dc.date.available 2019-07-17T09:53:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura de cordel pt_BR
dc.subject Literatura popular pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject String reading pt_BR
dc.subject Popular literature pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Teaching of Portuguese language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria Ribeiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The String in the Classroom: Another Perspective of reader training. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA,Maria Ribeiro de. O cordel na sala de aula: outra perspectiva de formação do leitor. 2008. 33f . Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta