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Português padrão e não-padrão: Implicações no ensino de língua materna.

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dc.creator.ID BENÍCIO, J. E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2499209640958502 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.advisor1ID RAMOS, F. M. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA , José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumo O presente trabalho insere-se no campo de estudo das Variações Linguísticas, observando, de forma mais precisa, como o entendimento acerca do português padrão e não-padrão vem sendo construído em sala de aula, em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio, de duas Escolas da Rede Publica Estadual de Ensino e uma Escola de Ensino Profissionalizante - CEFET, na cidade de Aurora-Ce. A investigação da problemática em questão se deu a partir da analise da visão de três docentes, observando se houve a preocupação destes em apresentar a seus alunos as variadas possibilidades de uso da língua, que tipo de abordagem foi dado ao ensino padrão, bem como observar de que maneira tem sido trabalhada ou não a Variedade Não -Padrão. Para tanto, foi realizada uma entrevista com essas docentes, composta por oito itens, e suas respostas foram registradas de forma escrita. Alem disso, fez-se uma apreciação do material didático e de outros recursos utilizados pelas professoras. Por meio dos dados obtidos verificou-se que as docentes mostram um posicionamento que deixa transparecer um conhecimento dotado por algumas lacunas, que atribuímos, provavelmente, em virtude de algum déficit na própria formação dessas profissionais, que apesar de reconhecerem a importância de um ensino plural, por vezes, não compreendem claramente a distinção entre as Variedades Linguísticas. As profissionais mostram-se ainda bastante contidas ao discorrerem sobre o seu agir em sala de aula e este agir mostra-se apoiado apenas no reconhecimento das diferentes formas de manifestação linguística, em vez do uso efetivo. Através da realização deste trabalho destacamos também contribuições relevantes para o aprimoramento das atividades docentes a partir das leituras realizadas que nos permitiram uma reflexão embasada da temática em estudo, alem das experiências das professoras entrevistadas que nos possibilitaram diagnosticar os aspectos positivos e os déficits encontrados nesse processo visando a superação destes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Português padrão e não-padrão: Implicações no ensino de língua materna. pt_BR
dc.date.issued 2012-12-12
dc.description.abstract This present work is part of the study of Linguistic Variations, watching, more accurately, as the understanding of the Portuguese Standard and Non-Standard has been constructed in the classroom, into three classes the first year of high school, two Schools of the State Public Education Network and a School of Vocational Education - CEFET Aurora-Ce city. The investigation of the issue in question was based on the analysis of the vision of three teachers, noting whether there is a concern of his students to present the various possibilities of language use, what kind of approach was gave to the teaching pattern, and observe how has been worked or not non-Standard Variety. For this, an interview was conducted with these teachers, consisting of eight items and their responses were recorded in written form. In addition, did an assessment of the teaching materials and other resources used by teachers. Through the data obtained it was found that the teachers show a position that betrays a knowledge endowed by some of the gaps, a fact we attribute probably due to some deficit in the very formation of these professionals while recognizing the importance of teaching a plural, sometimes not clearly understand the distinction between Linguistic Varieties. The professional show is still quite contained the discorrerem about your act in the classroom and this act, it is shown supported only in the recognition of different forms of linguistic expressions rather than actual use. Through this work also highlight outstanding contributions to the improvement of teaching activities from the readings made that allowed us to reflect the theme grounded in the study, and the experiences of the teachers interviewed that allowed us to diagnose the strengths and deficits found in this process aimed at overcoming these. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4911
dc.date.accessioned 2019-07-17T10:58:39Z
dc.date.available 2019-07-17
dc.date.available 2019-07-17T10:58:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Português padrão e não-padrão pt_BR
dc.subject Portuguese language - study and teaching pt_BR
dc.subject Portuguese standard and non-standard pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BENÍCIO, Janne Eiry Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese standard and non-standard: Implications in mother tongue teaching. pt_BR
dc.identifier.citation BENÍCIO, Janne Eiry de Araújo. Português padrão e não-padrão: implicações no ensino de língua materna . 2012. 74 f.Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


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