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Teoria dos grafos: Implicações para ensino de língua portuguesa.

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dc.creator.ID SILVA, I. F. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8358581253821753 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOARES, Magnay Erick Cavalcante.
dc.description.resumo O presente trabalho é eminentemente bibliográfico e tem como objetivo apresentar a TEORIA DOS GRAFOS e suas implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe. Objetivamos ainda analisar e refletir sobre as concepções teóricas subjacentes ao ensino da sintaxe, uma vez que acreditamos que cada concepção determina a maneira de se trabalhar a língua. Antes, porém, julgamos necessário fazer uma descrição prévia do conceito de língua, como também apresentar os conceitos fundamentais de sintaxe. Como suporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Borba (1984), Azeredo (2000), Perini (1976) e Travaglia. Para tanto, nossa estratégia será a seguinte: na primeira parte, faremos um breve resumo sobre os conceitos fundamentais de sintaxe, considerando as perspectivas tradicional, psicológica, estrutural e transformacional, passaremos, então, a segunda seção, onde apresentaremos as abordagens estruturalista e funcionalista, contrapondo o modelo de análise sintática de cada corrente a fim de determinarmos as interferências positivas e negativas de cada abordagem e, por fim, na terceira seção, apresentaremos a Teoria dos Grafos, destacando as implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Teoria dos grafos: Implicações para ensino de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2012-12-13
dc.description.abstract The present work is eminently bibliographic (literature) and aims to present a graph theory and its pedagogical implications for teaching syntax. We aimed to further analyze and reflect on the theoretical concepts underlying the teaching of syntax, since we believe that each design determines the way to work the language. First, however, we deem necessary prior to a description of the concept of language, but also present the basic concepts of syntax. Theoretical support, use the works of Borba (1984), Azeredo (2000), Perini (1976) and Travaglia. In order to do that, our strategy is as follows: the first part is a brief summary of the fundamental concepts of syntax, considering the traditional perspectives, psychological, structural and transformational pass, then the second section, where we present the structuralist and functionalist approaches, comparing the model parsing of each stream in order to determine the positive and negative interference of each approach and, finally, the third section, we present the theory of graphs, highlighting the pedagogical implications for teaching syntax. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4913
dc.date.accessioned 2019-07-17T11:34:33Z
dc.date.available 2019-07-17
dc.date.available 2019-07-17T11:34:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sintaxe pt_BR
dc.subject Teoria dos grafos pt_BR
dc.subject Língua portuguesa- estudo e ensino pt_BR
dc.subject Syntax pt_BR
dc.subject Theory of graphs pt_BR
dc.subject Portuguese language- study and teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Inacio Francisco Teixeira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Theory of graphs: Implications for teaching Portuguese. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Inacio Francisco Teixeira. Teoria dos grafos: implicações para o ensino da língua portuguesa. 2012. 30f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


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