DSpace/Manakin Repository

Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Jose Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA , Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 EHRICH, Isaias de Oliveira.
dc.description.resumo Atualmente, diversos estudos anunciam uma crise no ensino de Língua Portuguesa, sobretudo nos níveis fundamental e médio. Significa dizer que os desafios impostos pela sociedade atual tem requerido um domínio mais efetivo da língua e da linguagem, enquanto possibilidade de desvelamento do mundo. Justifica-se, portanto, a necessidade de se delinear na formação linguística de professores, subsídios técnico-metodológicos com dimensão linguístico-social, capazes de favorecer o desenvolvimento cognoscitivo dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem da língua materna. Nesse sentido, a presente monografia, em linhas gerais objetiva analisar a qualidade da formação linguística dos professores de língua materna, tomando como eixo central a competência linguística, do ponto de vista teórico-metodológico, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumido nas práticas desses professores no cotidiano da sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturados e questionários junto as quatro professoras (duas do 5° ano e duas do 6° ano) de Língua Portuguesa que ensinam na E.E.E.I.F. Santa Maria Gorete, da cidade de São Jose de Piranhas - PB, para melhor compreensão de problemas com o ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias e, especificamente, com a Língua Portuguesa com vistas ao redimensionamento de tais praticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas. pt_BR
dc.date.issued 2008-11-19
dc.description.abstract Currently, several studies herald a crisis in the teaching of Portuguese language, especially in basic and medium levels. Means that the challenges of current society have required a to unveil the world. It is therefore e need to delineate the linguistic training of teachers, allowances technical and methodological dimensional with linguistic, social, capable of teaching-learning process of mother tongue. In that sense, this monograph, in general aimed at analyzing the quality of lynchpin to linguistic competence, from a theoretical and methodological, requested by the National Curriculum Parameters, made in the practices of these teachers in the daily life of the classroom. As a tool for data collection were carried out semi-structured interviews and questionnaires with the four professors (two of 5 years and two years of 6) of the Portuguese language they teach in E.E.E.I.E.F. Santa Maria Gorete, the city of San Jose de Piranhas - PB, for better understanding of problems with the teaching of languages, codes and their technologies and, specifically, with the Portuguese language in order to resizing of such practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4924
dc.date.accessioned 2019-07-18T11:04:16Z
dc.date.available 2019-07-18
dc.date.available 2019-07-18T11:04:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Professores- formação linguística pt_BR
dc.subject Especialização pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.subject Teachers- language training pt_BR
dc.subject Specialization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Charlene Braz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Linguistic analysis in the classroom: what the discourses and practices reveal. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Charlene Braz de. Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas. 2008. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta