dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Jose Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA , Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
EHRICH, Isaias de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
Atualmente, diversos estudos anunciam uma crise no ensino de Língua Portuguesa, sobretudo nos níveis fundamental e médio. Significa dizer que os desafios impostos pela sociedade atual tem requerido um domínio mais efetivo da língua e da linguagem, enquanto possibilidade de desvelamento do mundo. Justifica-se, portanto, a necessidade de se delinear na formação linguística de professores, subsídios técnico-metodológicos com dimensão linguístico-social, capazes de favorecer o desenvolvimento cognoscitivo dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem da língua materna. Nesse sentido, a presente monografia, em linhas gerais objetiva analisar a qualidade da formação linguística dos professores de língua materna, tomando como eixo central a competência linguística, do ponto de vista teórico-metodológico, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumido nas práticas desses professores no cotidiano da sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturados e questionários junto as quatro professoras (duas do 5° ano e duas do 6° ano) de Língua Portuguesa que ensinam na E.E.E.I.F. Santa Maria Gorete, da cidade de São Jose de Piranhas - PB, para melhor compreensão de problemas com o ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias e, especificamente, com a Língua Portuguesa com vistas ao redimensionamento de tais praticas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-11-19 |
|
dc.description.abstract |
Currently, several studies herald a crisis in the teaching of Portuguese language, especially in basic and medium levels. Means that the challenges of current society have required a to unveil the world. It is therefore e need to delineate the linguistic training of teachers, allowances technical and methodological dimensional with linguistic, social, capable of teaching-learning process of mother tongue. In that sense, this monograph, in general aimed at analyzing the quality of lynchpin to linguistic competence, from a theoretical and methodological, requested by the National Curriculum Parameters, made in the practices of these teachers in the daily life of the classroom. As a tool for data collection were carried out semi-structured interviews and questionnaires with the four professors (two of 5 years and two years of 6) of the Portuguese language they teach in E.E.E.I.E.F. Santa Maria Gorete, the city of San Jose de Piranhas - PB, for better understanding of problems with the teaching of languages, codes and their technologies and, specifically, with the Portuguese language in order to resizing of such practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4924 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-18T11:04:16Z |
|
dc.date.available |
2019-07-18 |
|
dc.date.available |
2019-07-18T11:04:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Professores- formação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Especialização |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers- language training |
pt_BR |
dc.subject |
Specialization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Charlene Braz de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Linguistic analysis in the classroom: what the discourses and practices reveal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Charlene Braz de. Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas. 2008. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. |
pt_BR |