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Oralidade e escrita: uma análise do trabalho em sala de aula.

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dc.creator.ID PESSOA, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4662032809722595 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumo A relação entre fala e escrita sempre foi alvo de inúmeros comentários. No início dos estudos linguísticos, acreditava-se que estas modalidades eram totalmente opostas, entre elas não havia nenhuma relação, eram vistas como dois sistemas linguísticos diferentes. A fala era vista como um todo "desorganizado", e a escrita caracterizada como a forma correta de utilizar a língua, a chamada norma padrão. Atualmente muito se fala das relações estabelecidas entre a oralidade e a escrita. Nos últimos anos linhas de investigação desenvolvidas na Lingüística, discursos apoiados nos estudos de Bakhtin sobre linguagem estão possibilitando um estudo da oralidade voltado para as práticas sociais, apresentando o papel que esta desempenha nas relações de interação. Nessa perspectiva, o uso da modalidade oral em sala de aula vem sendo mais discutido a cada dia. Ao longo deste trabalho, proponho-me apresentar as semelhanças e diferenças existentes entre a modalidade oral e a escrita, objetivando mostrar o que as principal teorias apontam sobre a oralidade, bem como apresentar as propostas de trabalho apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e mostrar como a escola vem trabalhando com a oralidade e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Pautando-se em uma perspectiva sócio integracionista da língua, apresento a oralidade e a escrita enquanto modalidades complementares, nenhuma apresenta superioridade em relação a outra. Proponho-me a mostrar que a escrita não se trata de uma representação da fala e que a oralidade pode e deve ser trabalhada em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Oralidade e escrita: uma análise do trabalho em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2012-12-12
dc.description.abstract The relationship between speech and writing has always been a subject of several reviews. In the early linguistic studies, it was believed that these arrangements were totally opposite, among them there was no relationship, they were seen as two different linguistic systems. The speech was seen as a whole "disorganized", and the writing characterized as the correct way of using the language, called standard norm. Nowadays much is said of the relationship between speaking and writing. In recent years research lines developed in linguistics, discourse supported in Bakhtin's studies on language are enabling a study of speaking facing social practices, presenting the role it plays in the relationships of interaction. From this perspective, the use of oral modality in the classroom has been discussed more every day. Throughout this paper, I propose to introduce the similarities and differences between oral and written modalities, aiming to present what the main theories point on speaking and submit work proposals presented by the National Curriculum Parameters (NCPs) and to show how the school has been working with speaking and writing in Portuguese Language classes. Basing on a social interactionist perspective of language, presenting speaking and writing as complementary modalities, has no superiority over another. I propose to show that writing is not a representation of speech and that speaking can and must be taught in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4925
dc.date.accessioned 2019-07-18T11:25:52Z
dc.date.available 2019-07-18
dc.date.available 2019-07-18T11:25:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Parâmetros curriculares Nacionais pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Language pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject National Curricular Parameters pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PESSOA, Ayane de Abreu.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Orality and writing: An analysis of classroom work. pt_BR
dc.identifier.citation PESSOA, Ayane de Abreu. Oralidade e escrita: uma análise do trabalho em sala de aula. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


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