Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA , José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 DANTAS , Nadege da Silva.
dc.description.resumo Especialmente a partir dos anos 80, as abordagens sobre o conceito de leitura vem se multiplicando e hegemonia de uma concepção formalista e mecânica passa a ser limitada com o surgimento dos aportes teóricos da cognição, dos estudos inspirados na visão social e integracionista e da perspectiva discursiva. A enfase do exercício de ler em tempos contemporâneos e voltada para um caráter interativo que envolve a relação entre sujeitos e o texto, levando em conta o contexto, o tempo e as condições de produção de determinados sentidos que possam ser atribuídos ao texto. Não obstante, percebe-se que ainda há muita teoria e planos pedagógicos próximos do ideal, mas a efetiva prática continua atrelada aos modelos limitados e arcaicos da leitura. Com isso, este trabalho apresenta uma reflexão sobre a formarão de leitores para além do ambiente escolar, ampliando as formas de inserção do sujeito na sociedade. E com embasamento em Eni P. Orlandi (1998), João W. Geraldi (1997), Mary Kato (1985), Ângela Kleiman(1998-1999), Maria Helena Martins(1994),Marlene Carvalho(2001) e nos PCNs de Língua Portuguesa(1°- 4° serie ) que será discutido ao longo deste trabalho a formação do sujeito enquanto leitor.Tem-se também como objetivo discutir algumas concepções de leitura que norteiam a prática escolar, visando a percepção do ato de ler como uma ação eficaz e extensiva a sala de aula: observar que compreensão de leitura esta ( ao) presente (s) nessa rotina incluindo fatores que restringem ou ampliam o bom desempenho das crianças neste processo; refletir, com base no conjunto teórico estudado, sobre as estratégias de leitura que contribuem para a formação do leitor proficiente, de modo eminentemente qualitativa, já que os dados serão interpretados e tratados a partir deste paradigma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Leitura-Uma prática extensiva á escola. pt_BR
dc.date.issued 2008-11-07
dc.description.abstract Especially from the 80, approaches on the concept of reading have been multiplying and hegemony of a formal design and mechanics of this pratice is now challenged with the emergence of the theoretical contribuions of cognition, the studies inspired by the vision and social interactionist, and perspective of discourse. The emphasis os the exercise os reading in contmporary times is facing na interactive character that involves the relationship between subjectand text, taking into account the context, the time and conditions for the production of certain directions that can beattributed to the text. Nevertheless, we findthat much theory and teching plans close to ideal, but the actual practice remains tied to the limited and archaic models of reading. With this, this workpresents a reflection on the training of readers beyond the schoolenvironment, expanding the formsof integration of the subject in the basement in sociedade. Is with Eni P. Orlandi, John W. Geraldi, Mary Kato, Angela Kleiman, Maria Helena Martins, Marlene Carvalho and Portuguese - speaking PCNs ( 1 st - 4 th ) series whill be discussedm through this work until the formation of the subject leitor. Have also intended to discuss certain ideas of reading that guid the pratice school, seekin the perception of the act of reading as an effective action extends the classroom, noted that compreensao reading this that routine including factoresthat reduce or extend the perfomace of the children in this process; refloetir with on the whole theoretical study on the strategies of reading that contribute to the formation of proficient readers, so eminently quality, since the date will be interpreted and treated from this paradigm. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4926
dc.date.accessioned 2019-07-18T11:43:42Z
dc.date.available 2019-07-18
dc.date.available 2019-07-18T11:43:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Leitores-formação pt_BR
dc.subject Práticas sociais pt_BR
dc.subject Práticas escolares pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Readers-training pt_BR
dc.subject Social practices. pt_BR
dc.subject School practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Bevândia dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading-A practice extensive to school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Bevândia dos Santos. Leitura- uma prática extensiva á escola. 2008. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta