DSpace/Manakin Repository

Papel e relevância da revisão e da reescrita no processo de produção de textos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARRÊTO, Á. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2190716671177434 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico objetiva realizar uma discussão teórica sobre o papel e a relevância atribuídos a revisão e a reescrita no processo de produção de textos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando livros, revistas especializadas, artigos científicos, dissertação, seções de tese, além de sites e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998, 2001 e 2002). Esta discussão está fundamentada sob dois pilares principal: a) a apresentação e a discussão dos pensamentos de autores brasileiros e estrangeiros sobre o assunto; e b) a breve análise realizada sobre a presença da revisão e da reescrita nos PCN. Assim, a base teórica está relacionada, por exemplo, com Bakhtin (2003 e 2006) e sua visão dialógica da linguagem; Kato (2005), Serafini (1998) e Calkins (1989), que consideram a escrita como sendo um processo que se faz em etapas; Antunes (2003, 2005, 2006 e 2009), Marcuschi (2008a e 2008b), Koch e Elias (2011) e Ruiz (2001), que contemplam a noção de interação enquanto importante relação do processo de escrita, dentre outros. Foi possível refletir sobre a escrita e sua constituição, a maneira como tem sido entendida pela escola, sua importância para a sociedade e os modos diversos com os quais os estudiosos a tem concebido. Dentro dos estudos que se referem a tais concepções, constatou-se a validade endereçada, pelos diversos autores, as tendências que tomam a escrita como um processo caracterizado por etapas, especialmente aqueles que vêem este processo levando em conta a interação. Percebeu-se, ainda, que revisão e reescrita tem sido caracterizadas como sendo etapas nas quais, respectivamente, observa- se o texto e faz-se mais uma vez o que se compreende como inadequado, sendo que os PCN apresentam e ressaltam a importância da revisão e da reescrita para a produção de um texto. Alem disso, atentou-se para o fato de que os diversos estudiosos tem visto a revisão e a reescrita como fontes de oportunidades para que o aprendiz/escritor reflita durante a escrita de seu texto, bem como vislumbram o professor e os colegas como membros que podem auxiliar na revisão e na reescrita. Estes resultados mostram que e possível entender como evidente o fato de que os que compõem a escola constantemente devem tomar conhecimento sobre as pesquisas teóricas e praticas que tem comprovado a significação positiva e a imensa relevância da revisão e da reescrita para a produção textual, especialmente no contexto do ensino da escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Papel e relevância da revisão e da reescrita no processo de produção de textos. pt_BR
dc.date.issued 2012-12-11
dc.description.abstract This study aims to accomplish a theoretical discussing about the function and the relevance attributed to the revision and rewriting in the process of production of texts. It has been accomplished a bibliographical researche by considering books, specialized magazines, scientific articles, academic works, besides sites and the Parametros Curriculares Nacionais (PCN 1998, 2001 e 2002). It is importante to highlight that this discussion is based on two main pillars: a) the presentation and the discussion of the Brazilian and foreign authors' thoughts about the subject; and b) a short analysis about the presence of the revision and rewriting in the PCN. So, the theoretical basis is related, for instance, to Bakhtin (2003 and 2006) and his dialogic vision of the language, Kato (2005), Serafini (1998) and Calkins (1989) , that consider the writing as a process (in stages); Antunes (2003, 2005, 2006 and 2009), Marcuschi (2008a and 2008b), Koch and Elias (2011) and Ruiz (2001), that contemplate the notion of interaction as being an important relationship of the writing process, among others. It has been possible to contemplate about the writing and its constitution, the way as it has been understood by school, its importance for the society and the several manners which the specialists have been conceiving it. Inside of the studies that refer to such conceptions, the addressed validity has been verified, by the several authors, for the tendencies that take the writing as a process characterized by stages, especially those that see this process by considering the interaction. It has been noticed, still, that revision and rewriting have been characterized as being stages in that, respectively, the text is observed and rewritten considering the inadequate topics and the PCN present and it point out the importance of the revision and of the rewriting for the production of a text. Besides, it has been stood out the fact that several specialists see the revision and the rewriting as sources of opportunities for the learner/writer reflect during the writing of her/his text, as well as they focus the teacher and the classmates as members who are able to contribute for the revision and rewriting. This results have showed that it is possible to understand as evident the fact that the ones that make up the school, constantly, should have knowledge about theoretical and practical researches that have been proved the positive significance and immense relevance of the revision and rewriting for the textual production, especially in the writing teaching context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4929
dc.date.accessioned 2019-07-18T15:25:40Z
dc.date.available 2019-07-18
dc.date.available 2019-07-18T15:25:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Reescrita pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject Rewritten pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARRÊTO, Ágda Franco.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Role and relevance of revision and rewriting in the production process of texts. pt_BR
dc.identifier.citation BARRÊTO, Ágda Franco. Papel e relevância da revisão e da reescrita no processo de produção de textos. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta