DSpace/Manakin Repository

Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 BARROS, Alvanira Lucia de.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, Alvanira Lucia de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1175236007103349 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 CASTRO , Onireves Monteiro de.
dc.description.resumo Com o advento da internet surgiu um novo modo de escrever em alguns gêneros digitais, a 'internet', que tem levado gramáticos e linguistas a se questionarem sobre essa nova linguagem que está se proliferando, principalmente entre os jovens na hora de escrever na internet por ser uma linguagem de escrita simplista, abreviada e que possibilita usar diversos recursos, dentre outros, imagéticos e sonoros. Neste trabalho monográfico, refletiremos sobre as interferências ocasionadas pela 'internet' no cotidiano linguístico de sala de aula dos alunos, resultado do uso freqüente de bate-papos no MSN, Orkut, facebook e outros. Na seqüência apresentaremos os conceitos de texto e discurso, segundo Travaglia (2009) e Bakhtin (2003), as concepções de oralidade e escrita na visão de Favero et. al. (2002) e Antunes (2003), gêneros textual/discursivo, como também a abordagem que os PCN's (2000) apresentam para o trabalho com a língua materna. Discorreremos sobre o conceito de língua numa visão sócio integracionista sob a ótica de Marcuschi (2008) e suas normas mediante os vários aspectos de sua heterogeneidade segundo Faraco (2008). Conceituamos os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003) e os gêneros textuais na visão de Marcuschi (2004) enfatizando os elementos composicionais do enunciado, suas características e os tipos textuais que estão inseridos em um determinado gênero. Por último discorreremos sob o advento da internet e o tratamento que os PCN's (2000) dão ao ensino de língua materna, como também o surgimento de novas linguagens, segundo Marcuschi & Xavier (2005). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Do texto ao hipertexto: Discussões pertinentes. pt_BR
dc.date.issued 2012-12-12
dc.description.abstract With the advent of the internet appeared a new way to write in some digitals genders, the 'intenetes' that has conducted grammarian and linguistics to question about this new language that is spreading, mainly among youngs in time to write in internet to be language to simple write, abreviated and possibilite to use recurse several, among others, images and sounds. In this monograph work, we going to analyse about the interference caused to 'internetes' in the linguistcs day by day to the pupils, result of the frequence use of to talking in MSN, orkut, facebook and others. In the sequence we going to the conceite of text and discuss, like Travaglia (2009) and Bakhtin (2003), the conceptions of discuss and written in the Favero's view at al. (2002) and Antunes (2003), textual genders/discuss, as so too the approach that PCN's (2000) to show to the work like the mother language. We'll speak about the conception of language in a sociointeracionsit view under Marcuschi's otic (2008) and its rules means the several aspects of its heterogenety according Faraco (2008). We conception the genders Bakhtin's discuss (2003) and the textual genders in the Marcuschi's view (2004) emphatezing the composeted elements of enunciated its characterist and the textual kinds that they are inserted in a gender determinated. At last we discovering under the advent of the internet and the treatment that PCN's (2000) it will give teach of mother language, like too the source of new languages, according Marcuschi and Xavier (2005). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930
dc.date.accessioned 2019-07-18T15:40:55Z
dc.date.available 2019-07-18
dc.date.available 2019-07-18T15:40:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa- texto pt_BR
dc.subject Hipertexto pt_BR
dc.subject Gênero textual- discursivo pt_BR
dc.subject Portuguese Language - text pt_BR
dc.subject Hypertext pt_BR
dc.subject Textual-discursive genre pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Abel Júnior Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From text to hypertext: Relevant discussions. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS,Abel Júnior Batista. Do texto ao hipertexto: discussões pertinentes. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta