DSpace/Manakin Repository

Os saberes constituídos pelos sujeitos da escola do campo: a experiência da produção do cordel no ensino das ciências humanas e sociais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, A. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1711018968150602 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Fabiana Feitosa de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.barbosa
dc.description.resumo A presente pesquisa toma por base a trajetória com o projeto PIBID - DIVERSIDADE, na área das Ciências Humanas e Sociais, através da ação pedagógica utilizando a literatura de cordel como recurso pedagógico na contextualização das escolas do campo no município de Sumé – PB. Pois o cordel é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo relatar a experiência da produção do cordel no ensino das Ciências Humanas e Sociais na Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. No desenvolver da pesquisa utilizamos os pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação em diferentes momentos. Verificou-se que a pesquisa-ação realizada foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram por meio do cordel em sala de aula uma melhor compreensão do conteúdo, expressando em estrofes um pouco dos conhecimentos populares e dos conceitos geográficos, revelando sua identidade e sentimento de pertença com a comunidade que os mesmos habitam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Os saberes constituídos pelos sujeitos da escola do campo: a experiência da produção do cordel no ensino das ciências humanas e sociais. pt_BR
dc.date.issued 2017-05
dc.description.abstract La siguiente investigación tiene como base la trayectoria con el proyecto PIBID – DIBEVERSIDAD, en el área de las Ciencias Humanas y Sociales, por medio de la acción pedagógica utilizando la literatura de cordel como práctica pedagógica en la contextualización de las escuelas ubicadas en la ciudad de Sumé-PB. Pues, el cordel es una importante herramienta para facilitar el aprendizaje y llenar los espacios dejados por la enseñanza tradicional. Así, esa investigación tiene por objetivo relatar la experiencia de producción de cordel en la enseñanza de las Ciencias Humanas y Sociales en la Escuela del campo José Bonifácio Barbosa de Andrade y su contribución en el proceso de enseñanza-aprendizaje en aula de clase. Al desarrollar de la investigación utilizamos los supuestos teóricos de la Observación Participante y de la Pesquisa-Acción en diferentes ratos. Se encontró que la pesquisa-acción realizada fue pertinente para aprendizaje de los alumnos, pues ellos desarrollaran por medio del cordel en aula de clase una mejor compresión del contenido expresando en estrofas un poco de conocimientos populares y de los conceptos geográficos, subrayando su identidad y sentimiento de pertenecer a la comunidad que ellos mismo viven. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4933
dc.date.accessioned 2019-07-18T18:27:23Z
dc.date.available 2019-07-18
dc.date.available 2019-07-18T18:27:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Ensino de ciências humanas e sociais pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.subject Literature of twine pt_BR
dc.subject Country Schools pt_BR
dc.subject Teaching of human and social sciences pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Aline de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The knowledges constituted by the subjects of the school of the field: the experience of the production of the cord in the teaching of the human and social sciences. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Aline de Oliveira. Os saberes constituídos pelos sujeitos da escola do campo: a experiência da produção do cordel no ensino das ciências humanas e sociais. 2017. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4933 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta