DSpace/Manakin Repository

Educação em solos e o ensino contextualizado com o semiárido: percepções e abordagens.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8373946111492732 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBEIRO, George do Nascimento.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Tarcísio Tomás Cabral de.
dc.contributor.referee3 SANTOS, Vanderleia dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2017.tccmon.batista
dc.description.resumo O solo é o sustentáculo da vida e dele depende, direta ou indiretamente, todos os organismos, contudo os processos de degradação, consequência das ações antrópicas insustentáveis, realizadas por descaso ou falta de informação, avançam, comprometendo a biodiversidade e a qualidade de vida de todos, sendo necessário trabalhar a popularização dos conceitos desse valioso recurso ambiental, sobretudo nas escolas de ensino regular, premissa da Educação em Solos para despertar a preocupação pela valorização e conservação desse valioso, porém ainda desconhecido, recurso ambiental. Nas escolas do Brasil, o livro didático, principal recurso pedagógico utilizado em sala de aula muitas vezes traz poucos conteúdos sobre o solo, sendo a abordagem incipiente e descontextualizada, além disso, grande parte dos professores não tem formação sobre solos para aprofundar conhecimentos dos educandos. A pesquisa objetivou analisar a abordagem do tema solos nos livros de Geografia e Ciências do ensino fundamental II, adotados na rede de ensino de duas escolas de Sumé-PB: uma pública e outra particular e verificar a percepção dos professores sobre o tema. Para o estudo de percepção com os professores, foi realizada a aplicação de questionários com roteiro semiestruturado. Foram analisados os livros adotados nas séries do 6º ao 9º ano, observando os conteúdos, exercícios, imagens e a contextualização com o Semiárido. Verificou-se que os livros analisados não organizam os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado e as informações não são contextualizadas com a realidade local, nem trabalham atividades interativas para os educandos perceberem a importância do solo no ambiente. O estudo de percepção apontou que os professores usam mais o livro didático em suas aulas, e que carecem de capacitação sobre o tema solo para aprimorar suas aulas, promovendo diálogos sobre os conteúdos e contribuindo para o processo ensino-aprendizagem e a conservação do solo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação em solos e o ensino contextualizado com o semiárido: percepções e abordagens. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-06
dc.description.abstract The soil is the mainstay of life and depends directly or indirectly on all organisms. However, degradation processes, as a consequence of unsustainable human actions, due to lack of information or lack of information, advance, compromising biodiversity and the quality of life of all of which required the popularization of the concepts of this valuable environmental resource, especially in schools of regular education, the premise of Soil Education to awaken the concern for the valorization and conservation of this valuable but still unknown environmental resource. In the Brazilian schools, the textbook, the main pedagogical resource used in the classroom often brings little content on the ground, being the incipient and decontextualized approach, in addition, most teachers do not have training on soil to deepen the knowledge of the students. The objective of this research was to analyze the approach to the theme solos in the books of Geography and Sciences of Elementary Education II, adopted in the teaching network of two schools: one public and another private in Sumé-PB and verify the teachers' perception on the subject. For the study of perception with teachers, the questionnaires with semistructured script were applied. We analyzed the books adopted in the 6th to 9th grades, observing the contents, exercises, images and the contextualization with the Semiarid. It was verified that the analyzed books do not organize the contents in order to facilitate the learning and the information is not contextualized with the local reality nor do they work interactive activities for the students to realize the importance of the soil in the environment. The perception study pointed out that teachers use the textbook more in their classes, and that they lack training on the subject to improve their classes, promoting dialogues about contents and contributing to the teaching-learning process and soil conservation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4955
dc.date.accessioned 2019-07-19T14:33:44Z
dc.date.available 2019-07-19
dc.date.available 2019-07-19T14:33:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Pedologia e educação pt_BR
dc.subject Estudos de percepção solos pt_BR
dc.subject Education in soil   pt_BR
dc.subject Pedology and education   pt_BR
dc.subject Perception studies alone pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Regiane Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Soil education and contextualized teaching with the semiarid: perceptions and approaches. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Regiane Farias. Educação em solos e o ensino contextualizado com o semiárido: percepções e abordagens. 2017. 63f.(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4955 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta