DSpace/Manakin Repository

A educação ambiental e o uso da música no ensino contextualizado do semiárido brasileiro em escola da rede municipal de ensino do cariri paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, N. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8338417571381012 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.contributor.advisor1ID LACERDA, A. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0681095036783163 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Ezequiel Sostenes Bezerra.
dc.contributor.referee2 DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2017.tccmon.gomes
dc.description.resumo A abordagem da educação ambiental contextualizada com a Região Semiárida através da inserção de ferramentas didáticas como as músicas temáticas da região, consistem em elementos promissores na elevação do nível de aprendizado e valorização dos potenciais regionais. Objetivou-se com este trabalho analisar a música como instrumento de educação ambiental e sua relação com o ensino contextualizado da região Semiárida em uma escola da rede municipal de Ensino no Cariri paraibano. O trabalho foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas no Município de Sumé-PB. Para avaliação do nível de conhecimento a respeito de temas ambientais contextualizados do Semiárido e Bioma Caatinga, e do aprendizado, prática e inserção da música como instrumento didático, foram aplicados questionários em junho de 2017 a professores e alunos da referida escola. Os alunos da Escola Gonçala Rodrigues de Freitas possuem um significativo conhecimento a respeito do meio ambiente (71,88%) e sua importância (79,69%), entretanto, apenas 14,05% executam ações que contribuam para a conservação ambiental. Em relação ao nível de degradação da Caatinga 53,12% dos alunos não souberam responder ou acreditam que a mesma encontra-se pouco degradada. O Mandacaru é a espécie mais conhecida pelos alunos, entretanto, os mesmos reconhecem frutíferas exóticas como nativas da caatinga. A música dentro do contexto Semiárido praticamente não é utilizada durante as aulas. Apesar das dificuldades apontadas pelos professores em trabalhar a educação ambiental e a contextualização do Semiárido através de músicas, os mesmos afirmam a possibilidade deste trabalho, devido a sua importância na fixação do conhecimento. O acervo da Biblioteca Nacional lista um número significativo de letras musicais relacionadas ao Semiárido que podem facilmente serem trabalhas de forma interdisciplinar nas escolas. Portanto a música de temas relacionados ao Semiárido como ferramenta didática constitui-se em um importante instrumento capaz de sensibilizar os alunos para as temáticas ambientais na região, os incentivando a conhecer e valorizar os recursos naturais do Bioma Caatinga, de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A educação ambiental e o uso da música no ensino contextualizado do semiárido brasileiro em escola da rede municipal de ensino do cariri paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-20
dc.description.abstract The approach of environmental education contextualized with the Semiarid Region through the insertion of didactic tools such as the theme songs of the region, are promising elements in raising the level of learning and valorization of regional potentials. The objective of this work was to analyze music as an instrument of environmental education and its relation with the contextualized teaching of the Semiarid region in a school of the municipal network of Education in the Paraíba Cariri. The work was developed at Municipal Unit of Early Childhood Education and Elementary Education Gonçala Rodrigues de Freitas in the municipality of Sumé-PB. In order to evaluate the level of knowledge regarding contextualized environmental themes of the Semi-arid and Caatinga Biome, and the learning, practice and insertion of music as a didactic instrument, questionnaires were applied in June 2017 to teachers and students of said school. The students of the Gonçala Rodrigues de Freitas School have significant knowledge about the environment (71.88%) and its importance (79.69%), however, only 14.05% carry out actions that contribute to environmental conservation. Regarding the level of degradation of the Caatinga 53.12% of the students did not know to answer or believe that the same is little degraded. Mandacaru is the species most known to the students, however, they recognize exotic fruits as native to the caatinga. Music within the Semiarid context is practically not used during class. In spite of the difficulties pointed out by the teachers in working on environmental education and the contextualization of the Semi-Arid through music, they affirm the possibility of this work, due to its importance in the fixation of knowledge. The collection of the National Library lists a significant number of musical lyrics related to the Semiarid that can easily be worked interdisciplinarily in schools. Therefore, the music of themes related to the Semiarid as a didactic tool, constitutes an important instrument capable of sensitizing the students to the environmental themes in the region, encouraging them to know and value the natural resources of the Caatinga Bioma, so that this knowledge surpasses the walls of the classroom, contributing to Sustainable Development in the Semiarid. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4970
dc.date.accessioned 2019-07-22T10:25:05Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T10:25:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estratégias educativas pt_BR
dc.subject Recursos musicais pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Região semiárida pt_BR
dc.subject Educação ambiental e musica pt_BR
dc.subject Educational strategies   pt_BR
dc.subject Music Resources   pt_BR
dc.subject Environmental Perception   pt_BR
dc.subject Semi-arid region   pt_BR
dc.subject Environmental education and music pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Nayane Viana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education and the use of music in contextualized teaching of the Brazilian semiarid in a school of the municipal school of the Paraíba Cariri. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Nayane Viana. A educação ambiental e o uso da música no ensino contextualizado do semiárido brasileiro em escola da rede municipal de ensino do cariri paraibano. 2017. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4970 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta