DSpace/Manakin Repository

A música como instrumento para a ascensão e inclusão de deficientes auditivos: um estudo de casos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ, E. G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8706329751612649 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Erivan.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 pt_BR
dc.contributor.referee1 COUTINHO, Denise Maria Duarte.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Diego Bruno de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.queiroz
dc.description.resumo Este trabalho vem falar sobre o papel da música como elemento de inclusão social, principalmente, na vida dos sujeitos surdos. Nesse contexto, fizemos uma pesquisa sobre a influência da música na vida de duas pessoas com surdez, as quais nos ajudaram nessa pesquisa através de um trabalho de campo. Isso me fez ver como a música está presente na vida dos surdos. A partir disso criamos uma questão, por que não existe uma Educação Musical para Surdos? Isso passou a ser o problema de pesquisa que norteou todo o nosso trabalho. Também pesquisamos um pouco sobre a Educação musical no Brasil, sobre a lei 11.769/08 que foi aprovada desde 2008 e que, em muitos lugares do país ela ainda não está sendo executada. Outro fato muito interessante é que o PCN de artes não trata a fundo o problema da inclusão dos deficientes, especialmente, auditivos através da música. Fato que me chamou muito a atenção, mas o foco maior do meu trabalho foi a questão da música na vida dessas pessoas que para muitos não escutam música. Assim, esse trabalho visar mudar a opinião de muitas pessoas que pensavam que os surdos e a música são caminhos por natureza excludentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A música como instrumento para a ascensão e inclusão de deficientes auditivos: um estudo de casos. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-21
dc.description.abstract This paper discusses the role of music as an element of social inclusion, especially in the lives of deaf individuals. In this context, we did research on the influence of music on the lives of two deaf people, who helped us in this research through field work. This made me see how music is present in the lives of the deaf. From this we have created a question, why is there no Musical Education for the Deaf? This became the research problem that guided all our work. We also researched a little about Music Education in Brazil, about Law 11.769 / 08 that was approved since 2008 and that, in many places of the country, it is still not being performed. Another very interesting fact is that the arts NCP does not deal in depth with the problem of inclusion of the disabled, especially, hearing through music. A fact that caught my attention, but the main focus of my work was the issue of music in the lives of those people who for many do not listen to music. Thus, this work aims to change the opinion of many people who thought the deaf and the music are ways by nature excluding. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4975
dc.date.accessioned 2019-07-22T11:06:56Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T11:06:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Música e educação pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Surdos e música pt_BR
dc.subject Música na escola pt_BR
dc.subject special education   pt_BR
dc.subject inclusive education   pt_BR
dc.subject Education for the deaf   pt_BR
dc.subject Music and education   pt_BR
dc.subject Deafness   pt_BR
dc.subject Deaf and Music   pt_BR
dc.subject Music at school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Érico Gustavo Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music as an instrument for the ascent and inclusion of the hearing impaired: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Érico Gustavo Sousa. A música como instrumento para a ascensão e inclusão de deficientes auditivos: um estudo de casos. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4975 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta