DSpace/Manakin Repository

Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SIQUEIRA, F. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1567034116217516 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Patrício José Felix da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira
dc.description.resumo Este trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos, aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-11
dc.description.abstract This paper tries to show, from a case, the contributions of the PIBID Diversity for the Teaching of Sciences in the schools of the Field. For this, we will describe the planning, applications and results of didactic-pedagogical situations carried out from the subproject Nature Sciences and Mathematics, which develops its actions in the Municipal Field Education Unit - José Bonifácio Barbosa de Andrade, which is located In the district of PIO X, in the municipality of Sumé - PB. The pretension with this work, besides other things, was that of a theoretical-methodological approach between the assumptions of the Field Education and the didactic bases that guide the principles of Science Teaching in schools. Our methodological approach was qualitative, of the case study type, where the analyzes sought to point out the potentialities of the applied actions for a science teaching in the school, more attractive, motivating, dynamic and contextualized, respecting the construction of the knowledge in group and individual from Of concrete learning experiences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977
dc.date.accessioned 2019-07-22T11:31:01Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T11:31:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escolas do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject PIBID diversidade pt_BR
dc.subject Field education   pt_BR
dc.subject Country Schools   pt_BR
dc.subject Science teaching   pt_BR
dc.subject Pedagogical practice   pt_BR
dc.subject PIBID diversity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SIQUEIRA, Fabiana Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of the PIBID diversity to the teaching of science in the rural schools: the case of the municipal education unit José Bonifácio Barbosa de Andrade. pt_BR
dc.identifier.citation SIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta