dc.creator.ID |
SIQUEIRA, F. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1567034116217516 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE, N. I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Patrício José Felix da. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para
o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos,
aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto -
Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de
Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de
PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi
a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e
as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa
abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram
apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais
atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento
em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-11 |
|
dc.description.abstract |
This paper tries to show, from a case, the contributions of the PIBID Diversity for the
Teaching of Sciences in the schools of the Field. For this, we will describe the planning,
applications and results of didactic-pedagogical situations carried out from the subproject
Nature Sciences and Mathematics, which develops its actions in the Municipal Field
Education Unit - José Bonifácio Barbosa de Andrade, which is located In the district of PIO
X, in the municipality of Sumé - PB. The pretension with this work, besides other things, was
that of a theoretical-methodological approach between the assumptions of the Field Education
and the didactic bases that guide the principles of Science Teaching in schools. Our
methodological approach was qualitative, of the case study type, where the analyzes sought to
point out the potentialities of the applied actions for a science teaching in the school, more
attractive, motivating, dynamic and contextualized, respecting the construction of the
knowledge in group and individual from Of concrete learning experiences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-22T11:31:01Z |
|
dc.date.available |
2019-07-22 |
|
dc.date.available |
2019-07-22T11:31:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Field education |
pt_BR |
dc.subject |
Country Schools |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID diversity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SIQUEIRA, Fabiana Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of the PIBID diversity to the teaching of science in the rural schools: the case of the municipal education unit José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977 |
pt_BR |