dc.creator.ID |
SILVA, N. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8712531837066029 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
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dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE NETO, F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
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dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
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dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva |
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dc.description.resumo |
O presente trabalho aborda a atuação dos(as) benzedeiros(as) no distrito de
Santa Luzia do Cariri- PB a partir de uma perspectiva cuja atenção está voltada
para compreendermos como estas práticas de rituais de cura estão sendo
realizadas através das(os) benzedeiras(os) daquele lugar. Foram nossos
interesses específicos: identificar a história do lugar para que possamos situar
temporalmente e espacialmente os nossos sujeitos, procurando identificar uma
possível relação das práticas culturais desses como resultado das marcas de
continuidade das expressões culturais dos povos originários que habitaram a
microrregião do Cariri paraibano; analisar as práticas da benzedura de mulheres e
homem de Santa Luzia do Cariri enquanto resultado de um contínuo e dinâmico
processo de acúmulo de saber popular, destacando como são constituídos os
seus diversos rituais de curas mágico-religiosas e os elementos simbólicos
utilizados nas suas realizações, bem como identificarmos quais são as principais
doenças e práticas curativas presentes em nosso lócus de pesquisa; e pesquisar
alguns discursos que se elaboram sobre as benzedeiras, destacando como no
mundo ocidental os mesmos foram apresentados dentro de um quadro de
continuidades e descontinuidades, e, especificamente, focando nas enunciações
discursivas do padre e do médico do lugar no sentido de perceber quais
representações esses dois sujeitos detentores dos saberes religioso e científico,
respectivamente, reservam para as rezadeiras. Buscamos aporte teórico no
campo da História Cultural, em especial nas articulações de Thompson (1998) e
Chartier (1990). O método de procedimento utilizado foi o da pesquisa qualitativa
(MINAYO, 1994) e a coleta de dados foi feita através de consulta a uma
bibliografia geral e a memória de velhos. Os estudos realizados permitiram
compreender que esse universo de cura envolve a participação efetiva de
mulheres e homens com histórias e vivências diversificadas, mas que se
assemelham pela simplicidade e dificuldades experienciadas. Todos são
unanimes em afirmarem pertencentes à religião católica, apesar de eles estarem
a margem da religião institucionalizada e exercem suas funções de forma
independente estabelecendo suas próprias regras de ordenamento em suas
práticas de cura. São as benzedeiras (os) culturalmente caracterizadas por serem
portadoras de um poder especial, capazes de controlar o desequilíbrio físico,
emocional e espiritual por meio de benzeção. Por fim, compreendemos o
posicionamento da Igreja Católica e do saber médico científico sobre essas
práticas, haja vista que é impossível pensar a benzedura separada desses dois
discursos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de curas e benzedeiras e suas representações: o caso do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-21 |
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dc.description.abstract |
The present work deals with the performance of the benzedeiras in the district of
Santa Luzia do Cariri - PB from a perspective whose attention is focused on
understanding how these practices of healing rituals are being performed through
the healers of that place. Our specific interests were: to identify the history of the
place so that we can temporarily and spatially situate our subjects, trying to
identify a possible relation of the cultural practices of these as a result of the marks
of continuity of the cultural expressions of the original peoples who inhabited the
micro-region of Cariri Paraíba; to analyze the practices of the women and men of
Santa Luzia do Cariri as a result of a continuous and dynamic process of
accumulation of popular knowledge, highlighting how they are constituted their
diverse rituals of magico-religious cures and the symbolic elements used in their
achievements, as well as identify which are the main diseases and healing
practices present in our research locus; and to research some speeches that are
elaborated on the benzedeiras, highlighting how in the Western world they were
presented within a framework of continuities and discontinuities, and, specifically,
focusing on the discursive utterances of the priest and the doctor of the place in
the sense of perceiving which representations these two subjects who hold
religious and scientific knowledge, respectively, reserve for the mourners. We
seek theoretical input in the field of Cultural History, especially in the articulations
of Thompson (1998) and Chartier (1990). The method used was qualitative
research (MINAYO, 1994) and the data collection was done through consultation
of a general bibliography and the memory of old people. The studies made it
possible to understand that this universe of healing involves the effective
participation of women and men with diverse histories and experiences, but which
resemble the simplicity and difficulties experienced. All are unanimous in asserting
that they belong to the Catholic religion, although they are at the margin of
institutionalized religion and perform their functions independently by establishing
their own rules of order in their healing practices. They are the culturally
characterized by their special power, able to control the physical, emotional and
spiritual imbalance through blessing. Finally, we understand the position of the
Catholic Church and the scientific medical knowledge about these practices, since
it is impossible to think of the separate validation of these two discourses. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4980 |
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dc.date.accessioned |
2019-07-22T12:29:56Z |
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dc.date.available |
2019-07-22 |
|
dc.date.available |
2019-07-22T12:29:56Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Benzedeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Rezadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de cura |
pt_BR |
dc.subject |
Friends |
pt_BR |
dc.subject |
Rezadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Healing practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Naidilene Teófilo da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Practices of cures and healers and their representations: the case of the district of Santa Luzia do Cariri-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Naidilene Teófilo da. Práticas de curas e benzedeiras e suas representações: o caso do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB. 2017. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4980 |
pt_BR |