DSpace/Manakin Repository

Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Valéria de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, V. pt_BR
dc.contributor.referee1 NEGREIROS, Mônica Martins.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nadege da Silva.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.sousa
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles, os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel, releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um interesse pela literatura de cordel. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-20
dc.description.abstract This research aims to recognize and promote the importance of reading in multiple benefits for social coexistence, to emphasize your importance and revealing a great concern for contemporary society. With the advent of new technologies, lack of taste for reading becomes a problem that needs to be debated and taken forward, so that possible solutions may be released in order to remedy or mitigate the inferiorization of several text genres and, in specific the literary text, among them, the cordel booklets, a merely instrumental perspective that disregards the possibility of reading as something good and pleasurable to the learner. On this issue, there is the building of bridges between the cordel literature and new technologies, so close of students. The experiment aimed to promote dialogue between readers and technology practices, from intervention in two groups of the same series, from different schools, applying the same content. In the control group, were made only notes to look at variants of engagement, participation and etc. In the study group, we promote reading moments of twine, readings and discussions about social problems that could be solved from actions in line with the technologies and the reading of the string. Performed these actions with leaflets and the serious game, compared the practice to a group and another came, revealing that the study group that participated in the actions of reading and technological experiences of serious games, demonstrated an awakening to issues social, triggering an interest by the cordel literature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981
dc.date.accessioned 2019-07-22T12:48:47Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T12:48:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Incentivo à leitura pt_BR
dc.subject Aplicativo educativo pt_BR
dc.subject Reading and writing   pt_BR
dc.subject Encouraging reading   pt_BR
dc.subject Educational application pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Rafael Barros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Innovative reading and writing practices: an experience with string poetry and serious play in the country school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Rafael Barros de. Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo. 2017. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta