DSpace/Manakin Repository

O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8014492043289600 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Carolina Silva de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, Carolina Silva de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3775370812173796 pt_BR
dc.contributor.referee1 GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira.
dc.contributor.referee2 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2
dc.description.resumo O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e características que apresenta prejuízos qualitativos e quantitativos na interação social, na comunicação e no comportamento.Entretanto, o seu desenvolvimento educacional inclusivo se constitui como um desafio a todos, tendo em vista que a inclusão escolar está apresentada como um sistema educacional de reestruturação das escolas, no qual se acredita que a inclusão escolar pode proporcionaroportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar o processo de desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso realizado na Escola Municipal da cidade de Amparo-PB, que tem entre seus alunos uma criança com TEA. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora, a monitora e a mãe da criança e observações na sala de aula e no intervalo escolar. Os resultados das análises do estudo contribuíram para entendermos como acontece o desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar e o processo de inclusão. Sugerem-se novos estudos sobre a intervenção, o preparo/formação dos professores e a relação família-escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-23
dc.description.abstract Autistic Spectrum Disorder is a behavioral syndrome that has different etiologies and characteristics that present qualitative and quantitative impairments in social interaction, communication and behavior. However, its inclusive educational development is a challenge for all people, since school inclusion is presented as an educational system of school restructuring, in which it is believed that school inclusion can provide opportunities for learning and development. This study is aimed to identify and analyze the developmental process of the child with ASD in school. For that, a case study was developed at the Municipal School of the city of Amparo-PB, which has among its students a child with ASD. To obtain the data, we conducted semi-structured interviews with the teacher, the monitor and the mother of the child and observations in the classroom and in the school interval. The results of this study analysis contributed to understand how the development of the child with ASD in school and the process of inclusion occurs. We suggest new studies on intervention, teacher training and family-school relations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983
dc.date.accessioned 2019-07-22T13:21:16Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T13:21:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro do autismo pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject special education   pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder   pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ranieli Batista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The development of the child with autism spectrum disorder in the school environment and the inclusion process. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ranieli Batista da. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta