DSpace/Manakin Repository

Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARNEIRO, I. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3332794079294992 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Álisson Clauber Mendes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.carneiro
dc.description.resumo O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais, mas para que o ensino desta disciplina seja proveitoso devem-se considerar as necessidades dos alunos, o dia-a-dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na Geografia. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo apresentar a pesquisa-ação intitulada como: “Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo” que foi desenvolvido no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. O mesmo, tem por objetivo a produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo, enfocando a importância de produzir e utilizar recursos didáticos contextualizados no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, o mesmo foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X no município de Sumé - PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividido em momentos de capacitações/ produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Esperamos que, diante do desenvolvimento desta pesquisa que os recursos didáticos produzidos sejam utilizados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornando-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da comunidade escolar como um todo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-04
dc.description.abstract Geography teaching in rural schools is extremely important for students to understand the elements that make up the geographic space, that is, the world and its social and environmental problems, but about this subject to be useful,( If we consider the needs of the students), the day-to-day, because it is making the relationship with the environment in which they live that it is possible to have a quality education in it. In this way, this research aims to present the action research titled as: "Production of Didactic Resources in the Teaching of Geography for the Schools of the Field" that was developed within the scope of the Degree in Field Education in the area of Human and Social Sciences, Specifically in the teaching of Geography, the same, has the objective of producing and experimenting didactic resources in the teaching of Geography to the rural schools, focusing on the importance of producing and using didactic resources contextualized in the teaching-learning process in the Geography classes in the Rural schools, the same was developed in the Municipal Infant and Fundamental Education Unit José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in the community PIO X in the municipality of Sumé - PB. To carry out this research, we use the qualitative research assumptions, through action research that is divided into moments of training / production and experimentation in the academic and school contexts. We hope that in the development of this research, the didactic resources produced will be used in Geography classes, in articulation with the Field Education, becoming a potential in the process about this subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
dc.date.accessioned 2019-07-22T13:36:09Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T13:36:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Country Schools pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARNEIRO, Iris Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production of didactic resources for teaching geography in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation CARNEIRO, Iris Barbosa. Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta