DSpace/Manakin Repository

Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENEZES, M. C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6124159398931890 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.menezes
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.menezes
dc.description.resumo O curso de Licenciatura em Educação do campo é voltado para formar profissionais para atuarem nas escolas do campo, tendo uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois a Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por érea de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionaisegressos do curso. Partindo do pressuposto de que a Licenciatura em Educação do Campo tem por objetivo formar professores para atuarem por Área de Conhecimento, nos surgiu a inquietação de entendermos como se dá a formação por área de conhecimento no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, especificamente na área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, a pesquisatem por objetivo realizar um diagnóstico da formação por área de conhecimento da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, especificamente na área das Ciências Humanas e Sociais, tendo por base, as concepções dos professores formadores que atuam diretamente no processo de formação dos alunos ingressos na referida área de conhecimento. Na pesquisa foi utilizado os pressupostos da pesquisa qualitativa, através de um levantamento bibliográfico e arealização da pesquisa de campo com aplicação de questionários aos professores da Licenciatura em Educação do Campo que atuam na área das Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa identifica a necessidade de haver uma interdisciplinaridade entre as disciplinas, tendo por objetivo fortalecerárea de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-22
dc.description.abstract The Bachelor's Degree in Education in the field is aimed at training professionals to work in the rural schools, having a differentiated training of other bachelor's degrees, since the Degree in Field Education aims to train subjects to act by area of knowledge and not by isolated disciplines, generating a greater amplitude in the area of performance of the professionals who graduated from the course. Based on the assumption that the Bachelor's Degree in Field Education aims to train teachers to work in the Knowledge Area, the concern arose that we understood how the formation by area of knowledge occurs in the Course of Licenciatura in Field Education of the Federal University of Campina Grande, specifically in the area of Human and Social Sciences. In this way, the research aims to make a diagnosis of the training by area of knowledge of the Interdisciplinary Degree in Field Education of the Federal University of Campina, specifically in the area of Human and Social Sciences, based on the conceptions of the teacher trainers who work directly in the process of training students in the said area of knowledge. The research used the assumptions of the qualitative research, through a bibliographical survey and the accomplishment of the field research with the application of questionnaires to the professors of the Degree in Field Education that work in the area of Human and Social Sciences.The research identifies the need to have an interdisciplinarity between the disciplines, aiming to strengthen the knowledge area of Human and Social Sciences within the scope of the Interdisciplinary Degree in Field Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
dc.date.accessioned 2019-07-22T14:03:31Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T14:03:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Licenciatura em educação do campo pt_BR
dc.subject Educadores do campo pt_BR
dc.subject Lecampo - ciências humanas e sociais pt_BR
dc.subject Bachelor's degree in field education   pt_BR
dc.subject Educators of the field   pt_BR
dc.subject Lecampo - human and social sciences pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENEZÊS, Mariana Carla Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interdisciplinary degree in education of the field of the Federal University of Campina Grande: possibilities and challenges in the formation of the area of knowledge of the human and social sciences. pt_BR
dc.identifier.citation MENEZÊS, Mariana Carla Leite. Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta