dc.creator.ID |
ARAUJO, M. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4297083273055757 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria Aparecida Sousa. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.araujo |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho acadêmico foi desenvolvido nas Instituições de Educação da cidade de
Sumé. Dentre elas estão a Secretaria Municipal de Educação e mais duas Escolas da rede
municipal. Os sujeitos participantes das entrevistas foram os egressos em Educação do
Campo que atualmente desempenham o papel de gestor escolar na rede municipal de
ensino.Tem como finalidade resgatar a importância do Estágio Supervisionado em Gestão
Escolar na Licenciatura em Educação do Campo e suas contribuições para as escolas do
campo. Para adquirimos os resultados desta pesquisa, recorremos a visitas às Instituições
Educacionais, com uma duração de tempo de dois meses. Assim, a observação participante se
fez presente durante todo o momento da pesquisa, acompanhando o trabalho realizado pelos
egressos da Lecampo em Gestão Escolar, na parte de Direção Escolar e Coordenação
Pedagógica. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa. Para a coleta
de informações utilizamos os seguintes instrumentos: questionário com perguntas fechadas e
abertas utilizando a ferramenta do Google drive, encaminhado para os sujeitos participantes
da pesquisa, os egressos da Lecampo. Após o recebimento foi organizado as respostas para
análise e interpretação com fins de respostas que nortearam a fundamentação da pesquisa,
foram construídos quadros sistematizando as falas dos sujeitos e procurando identificar as
principais questões abordadas pelos pesquisados. A análise documental também aparece como
procedimento de pesquisa para compreensão da concepção de gestão e estágio presentes na
Licenciatura, bem como a entrevista para o aprofundamento da percepção a partir das falas
dos egressos da contribuição do Estágio para sua prática gestora. Como resultados,
identificamos a prática como espaço e forma de aprendizado do exercício gestor e a realização
do estágio em gestão são evidenciados nas falas como fundamentais para formação do
Licenciado. Identificamos também uma prática diferenciada no exercício gestor dos egressos
na sua perspectiva de participação democrática, no envolvimento da família e dos professores
nas decisões da escola e no estímulo a auto-organização dos estudantes para uma atuação
crítica e criativa na escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-20 |
|
dc.description.abstract |
The present academic work was developed in the Education Institutions of the city of Sumé.
Among them are the Municipal Department of Education and two other Schools of the
municipal network. The subjects that participated in the interviews were the graduates of
Field Education who currently play the role of school manager in the municipal education
network. Its purpose is to rescue the importance of Supervised Internship in School
Management in the Degree in Field Education and its contributions to the rural schools. To
obtain the results of this research, we used visits to the Educational Institutions, with a
duration of two months. Thus, participant observation was present throughout the research,
accompanying the work done by the graduates of Lecampo in School Management, in the part
of School Direction and Pedagogical Coordination. To do so, we use as methodology the
qualitative approach. To gather information we use the following tools: a questionnaire with
closed and open questions using the Google drive tool, sent to the subjects participating in the
research, the graduates of Lecampo. After the reception was organized the answers for
analysis and interpretation with the purpose of answers that guided the basis of the research,
were constructed tables systematizing the speeches of the subjects and trying to identify the
main questions addressed by the respondents. The documentary analysis also appears as a
research procedure to understand the management conception and stage present in the Degree,
as well as the interview for the deepening of the perception from the statements of the
graduates of the contribution of the Internship to its management practice. As results, we
identify the practice as a space and form of learning of the managerial exercise and the
accomplishment of the internship in management are evidenced in the speeches as
fundamental for the formation of the Licensee. We also identify a differentiated practice in the
managerial exercise of the alumni in their perspective of democratic participation, in the
involvement of the family and the teachers in the decisions of the school and in stimulating
the students' self-organization for a critical and creative activity in the school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-22T14:13:23Z |
|
dc.date.available |
2019-07-22 |
|
dc.date.available |
2019-07-22T14:13:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's degree in field education |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Marília de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The supervised internship in school management in the degree in rural education: contribution to the management practice in the schools of the Cariri Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Marília de Oliveira. O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano. 2017. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989 |
pt_BR |