DSpace/Manakin Repository

O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, M. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4297083273055757 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria Aparecida Sousa.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.araujo
dc.description.resumo O presente trabalho acadêmico foi desenvolvido nas Instituições de Educação da cidade de Sumé. Dentre elas estão a Secretaria Municipal de Educação e mais duas Escolas da rede municipal. Os sujeitos participantes das entrevistas foram os egressos em Educação do Campo que atualmente desempenham o papel de gestor escolar na rede municipal de ensino.Tem como finalidade resgatar a importância do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na Licenciatura em Educação do Campo e suas contribuições para as escolas do campo. Para adquirimos os resultados desta pesquisa, recorremos a visitas às Instituições Educacionais, com uma duração de tempo de dois meses. Assim, a observação participante se fez presente durante todo o momento da pesquisa, acompanhando o trabalho realizado pelos egressos da Lecampo em Gestão Escolar, na parte de Direção Escolar e Coordenação Pedagógica. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizamos os seguintes instrumentos: questionário com perguntas fechadas e abertas utilizando a ferramenta do Google drive, encaminhado para os sujeitos participantes da pesquisa, os egressos da Lecampo. Após o recebimento foi organizado as respostas para análise e interpretação com fins de respostas que nortearam a fundamentação da pesquisa, foram construídos quadros sistematizando as falas dos sujeitos e procurando identificar as principais questões abordadas pelos pesquisados. A análise documental também aparece como procedimento de pesquisa para compreensão da concepção de gestão e estágio presentes na Licenciatura, bem como a entrevista para o aprofundamento da percepção a partir das falas dos egressos da contribuição do Estágio para sua prática gestora. Como resultados, identificamos a prática como espaço e forma de aprendizado do exercício gestor e a realização do estágio em gestão são evidenciados nas falas como fundamentais para formação do Licenciado. Identificamos também uma prática diferenciada no exercício gestor dos egressos na sua perspectiva de participação democrática, no envolvimento da família e dos professores nas decisões da escola e no estímulo a auto-organização dos estudantes para uma atuação crítica e criativa na escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-20
dc.description.abstract The present academic work was developed in the Education Institutions of the city of Sumé. Among them are the Municipal Department of Education and two other Schools of the municipal network. The subjects that participated in the interviews were the graduates of Field Education who currently play the role of school manager in the municipal education network. Its purpose is to rescue the importance of Supervised Internship in School Management in the Degree in Field Education and its contributions to the rural schools. To obtain the results of this research, we used visits to the Educational Institutions, with a duration of two months. Thus, participant observation was present throughout the research, accompanying the work done by the graduates of Lecampo in School Management, in the part of School Direction and Pedagogical Coordination. To do so, we use as methodology the qualitative approach. To gather information we use the following tools: a questionnaire with closed and open questions using the Google drive tool, sent to the subjects participating in the research, the graduates of Lecampo. After the reception was organized the answers for analysis and interpretation with the purpose of answers that guided the basis of the research, were constructed tables systematizing the speeches of the subjects and trying to identify the main questions addressed by the respondents. The documentary analysis also appears as a research procedure to understand the management conception and stage present in the Degree, as well as the interview for the deepening of the perception from the statements of the graduates of the contribution of the Internship to its management practice. As results, we identify the practice as a space and form of learning of the managerial exercise and the accomplishment of the internship in management are evidenced in the speeches as fundamental for the formation of the Licensee. We also identify a differentiated practice in the managerial exercise of the alumni in their perspective of democratic participation, in the involvement of the family and the teachers in the decisions of the school and in stimulating the students' self-organization for a critical and creative activity in the school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989
dc.date.accessioned 2019-07-22T14:13:23Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T14:13:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Licenciatura em educação do campo pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Bachelor's degree in field education   pt_BR
dc.subject Supervised internship   pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Marília de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The supervised internship in school management in the degree in rural education: contribution to the management practice in the schools of the Cariri Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Marília de Oliveira. O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano. 2017. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta