DSpace/Manakin Repository

A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.rodrigues
dc.description.resumo Este trabalho problematiza a lei 10.639/03 e a sua aplicabilidade na escola: o caso da Escola „‟Maria Balbina Pereira‟‟ do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB. Foram nossos interesses específicos: identificar, a partir de alguns autores, como a História e a cultura afro-brasileira são tratadas no ambiente escolar brasileiro, bem como foi o processo de lutas que desembocou na oficialização da Lei 10.639/03; apresentar o local onde realizamos a nossa pesquisa (histórico, infraestrutura, recursos de apoio didático pedagógico, recursos humanos e Projeto Político Pedagógico), pois consideramos como um conjunto de elementos importante para que tenhamos um melhor conhecimento sobre esse espaço para que, desse modo possamos pensar os sujeitos que o transitam no sentido de produzirem ali conhecimentos; e analisar em seus cotidianos escolares. Buscamos aporte teórico em autores como Valente (2005), Munanga (1996), Garcia (2007), Felipe (2007), Souza (2008). O método de procedimento utilizado foi o da pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e a coleta de dados foi feita através de consulta a uma bibliografia geral e a aplicação dos questionários os estudos realizados permitiram compreender como os mesmos podem colaborar para os diferentes aspectos da sociedade, tanto na área social como também acadêmica, uma vez que, criamos a probabilidade de mostrar a população, que a lei 10.639/03 fora do ensino escolar pode incentivar o, aumento do preconceito e discriminação racial; Estereótipos que difama a imagem do negro, pois, apontamos que uma escola sem o ensino de história e cultura Afro-brasileira contribui para uma formação mesmo que de forma indireta para a continuidade da desigualdade racial em nosso país. Entende-se que, ao utilizar-se constantemente material onde o negro está ligado a situação do escravo, analfabeto, pobre e inferior ao homem branco, leva-nos a entender que a vida do negro foi e deve ser entendida dessa forma, como um ser inferior, ignorante, e que a sua cor é sinônimo de trabalho braçal e escravidão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB). pt_BR
dc.date.issued 2017-09-21
dc.description.abstract This work problematizes law 10.639 / 03 and its applicability in the school: the case of the School "Maria Balbina Pereira" of the district of Santa Luzia do Cariri-PB. Our specific interests were: to identify, from some authors, how Afro-Brazilian history and culture are treated in the Brazilian school environment, as well as the process of struggles that led to the formalisation of Law 10.639 / 03; (history, infrastructure, didactic pedagogical support resources, human resources and Pedagogical Political Project), as we consider as an important set of elements so that we have a better knowledge about this space so that, in this way, we can to think about the subjects that transpose it in the sense of producing knowledge there; and analyze in their school everyday. We sought theoretical support in authors such as Valente (2005), Munanga (1996), Garcia (2007), Felipe (2007), Souza (2008). The method used was qualitative research (MINAYO, 1994) and data collection was done through consultation of a general bibliography and the application of the questionnaires the studies carried out allowed to understand how they can collaborate for the different aspects of society , both in the social as well as academic area, since, we have created the probability of showing the population, that the law 10.639 / 03 outside school education can encourage the, increase of prejudice and racial discrimination; Stereotypes that smeared the image of the Negro, therefore, we pointed out that a school without the teaching of Afro-Brazilian history and culture contributes to a formation even if indirectly for the continuity of racial inequality in our country. It is understood that by constantly using material where the Negro is connected to the situation of the slave, illiterate, poor and inferior to the white man, leads us to understand that the life of the Negro was and should be understood in this way, as a to be inferior, ignorant, and that their color is synonymous with manual labor and slavery. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
dc.date.accessioned 2019-07-22T14:18:47Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T14:18:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Lorena.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Law 10.639 / 03 and its applicability: the case of the "Maria Balbina Pereira" school (Santa Luzia do Cariri-PB). pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Lorena. A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB). 2017. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta