DSpace/Manakin Repository

Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CRUZ, M. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9121269995477685 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição G. de.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.cruz
dc.description.resumo O ensino da disciplina Geografia é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Atualmente existem diversos recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores para a elaboração de suas aulas, visando à aprendizagem dos alunos. Contudo, o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula, sendo acatado por alguns professores como o único instrumento para a aprendizagem na sala de aula e por outros, como uma ferramenta auxiliar e até mesmo indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo geral identificar os critérios utilizados pelos professores de Geografia da Escola E.M.E.F. Cônego João Marques Pereira no momento da escolha do livro didático. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, através do levantamento bibliográfico e aplicação de questionários . Identificamos que na escola pesquisada que o livro didático de Geografia é usado diariamente em todas as atividades que são trabalhadas com os alunos. Sendo uma a fonte de pesquisa mais utilizada com a turma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-04
dc.description.abstract Geography teaching is very importante for students to understand elements that make up the geographic space. Currently there are several didactic resources that can be used by teachers for the elaboration of their classes, aiming at the students' learning. However, the textbook is one of the resources most used by teachers in the classroom; for some teachers as the only instrument for learning in the classroom and others, as only an auxiliary and even indispensable tool in the teaching process - learning. In this way, our research has the general objective to identify the criteria used by the teachers of Geography of the School EMEFM Cônego João Marques Pereira when choosing the textbook. In this research we used as qualitative methodology, through the bibliographical survey and the application of questionnaires. We identified there, Geography textbook is used daily in all activities that are worked with students by the way being one of the most used research sources with all class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
dc.date.accessioned 2019-07-22T14:30:33Z
dc.date.available 2019-07-22
dc.date.available 2019-07-22T14:30:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escolha - livro didático de geografia pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Choose - geography textbook pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Didactics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Maria da Conceição de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Choosing the textbook of geography in the conception of the teachers of the school João Marques Pereira Serra Branca-PB. pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, Maria da conceição de Araújo. Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB. 2017. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta