dc.creator.ID |
CRUZ, M. C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9121269995477685 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, Maria da Conceição G. de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.cruz |
|
dc.description.resumo |
O ensino da disciplina Geografia é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Atualmente existem diversos recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores para a elaboração de suas aulas, visando à aprendizagem dos alunos. Contudo, o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula, sendo acatado por alguns professores como o único instrumento para a aprendizagem na sala de aula e por outros, como uma ferramenta auxiliar e até mesmo indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo geral identificar os critérios utilizados pelos professores de Geografia da Escola E.M.E.F. Cônego João Marques Pereira no momento da escolha do livro didático. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, através do levantamento bibliográfico e aplicação de questionários . Identificamos que na escola pesquisada que o livro didático de Geografia é usado diariamente em todas as atividades que são trabalhadas com os alunos. Sendo uma a fonte de pesquisa mais utilizada com a turma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-04 |
|
dc.description.abstract |
Geography teaching is very importante for students to understand elements that
make up the geographic space. Currently there are several didactic resources that
can be used by teachers for the elaboration of their classes, aiming at the students'
learning. However, the textbook is one of the resources most used by teachers in the
classroom; for some teachers as the only instrument for learning in the classroom
and others, as only an auxiliary and even indispensable tool in the teaching process -
learning. In this way, our research has the general objective to identify the criteria
used by the teachers of Geography of the School EMEFM Cônego João Marques
Pereira when choosing the textbook. In this research we used as qualitative
methodology, through the bibliographical survey and the application of
questionnaires. We identified there, Geography textbook is used daily in all activities
that are worked with students by the way being one of the most used research
sources with all class. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-22T14:30:33Z |
|
dc.date.available |
2019-07-22 |
|
dc.date.available |
2019-07-22T14:30:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escolha - livro didático de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Choose - geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CRUZ, Maria da Conceição de Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Choosing the textbook of geography in the conception of the teachers of the school João Marques Pereira Serra Branca-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CRUZ, Maria da conceição de Araújo. Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB. 2017. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991 |
pt_BR |